GCM: servidor essencial que trabalha 24 horas por São José
Foto: Adenir Britto/PMSJC
Neste dia 3 de setembro é comemorado o Dia do Guarda Civil Municipal, profissional da área de segurança pública que trabalha 24 horas por dia com o lema servir e proteger.
A GCM tem ampliado sua atuação em toda a cidade com o objetivo de aprimorar cada vez mais o serviço prestado à população e atualmente executa patrulhamento comunitário preventivo com viaturas elétricas, motos, bicicletas, ônibus de videomonitoramento e a pé.
Realiza trabalho integrado com as demais forças de segurança (Polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal e Rodoviária Estadual, entre outras instituições) através do programa São José Unida, que tem como finalidade evitar a violência e reduzir os índices de criminalidade, o que tem acontecido de forma constante e progressiva desde 2019.
Desde o início deste ano, os guardas civis municipais ganharam mais uma nobre missão: escoltar e transportar as vacinas contra a covid-19, engrossando as fileiras da força-tarefa desempenhada com abnegação e amor ao próximo pelos profissionais da saúde na luta árdua contra a doença.
Até as 16h desta quinta-feira (2), São José já havia aplicado 828.470 vacinas contra o coronavírus, entre primeira e segunda doses.
Homenagem à GCM, que contribui para melhoria da segurança
Modernização
A Guarda Civil Municipal de São José foi instituída em 6 de janeiro de 1988. O efetivo atual é de 326 homens e mulheres, que realizam serviço essencial à população, contribuindo na garantia de mais segurança e qualidade de vida.
A corporação passou, desde 2017, por um processo acelerado de recuperação e melhoria de sua infraestrutura e de capacitação de seus profissionais.
A GCM foi equipada com 30 carros elétricos e 100 novos agentes foram contratados. Também foram adquiridos novos fardamentos, armas e coletes à prova de balas, microcâmeras para utilização nos uniformes, drone, veículos, motos e tablets para melhoria constante do serviço prestado à população.
Patrulhamento com bicicletas foi implantado neste ano
Aprovação popular
Desde 2019, tem se destacado nas pesquisas Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) como a melhor entre as GCMs das 10 maiores cidades do estado de São Paulo.
No último levantamento, realizado com 600 joseenses em julho último, obteve 666 pontos e alto grau de satisfação junto à população, acima da média das cidades paulistas de grande porte, que é de 618.
O índice de aprovação positiva atingiu 85,4%, entre ótima (8%), boa (39,8%) e regular (37,6%). Do total de entrevistados, 6,6% avaliaram os serviços como ruins e 8% classificaram como péssimos.
Programas
A GCM desenvolve programas e ações que atestam a excelência do serviço prestado à comunidade.
Entre eles estão a Patrulha Maria da Penha, que atende mulheres vítimas de violência doméstica e familiar; os programas Anjos da Guarda e Caminhos do Esporte, desenvolvido junto aos alunos de escolas municipais; e a Atividade Complementar.