Acontecendo

Fundação Cultural Cassiano Ricardo em São José, abre inscrições para Centro de Artes Circenses

São José dos Campos passa a contar, a partir deste mês, com um Centro de Artes Circenses, iniciativa que integra o Programa de Formação Artística da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, conforme edital publicado pela instituição nesta sexta-feira (3).

O objetivo é criar oportunidades de capacitação e profissionalização artística a jovens talentos a partir de 12 anos.

Os interessados em participar do projeto devem se inscrever para um concurso de seleção de artistas até o dia 10 de fevereiro, exclusivamente pelo site da Fundação Cultural, por meio de formulário eletrônico.

A seleção dos candidatos inscritos acontecerá no dia 15 de fevereiro no Teatro Municipal (Rua Rubião Júnior, 84, Centro) e menores de 16 anos devem estar acompanhados de um responsável legal. O resultado com a classificação será divulgado no site da Fundação Cultural no dia 19 de fevereiro.

Vagas oferecidas

Estão sendo oferecidas 82 vagas (núcleos de aperfeiçoamento I e II – 50, núcleo avançado – 20 e núcleo semi profissional – 12) para pessoas com ou sem experiência na área artística e que residam em São José dos Campos. Também serão aceitas inscrições e poderão ser disponibilizadas vagas para interessados de outras cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, até o limite de 20% das vagas oferecidas em cada núcleo.

As vagas dos núcleos de aperfeiçoamento I e II são destinadas para artistas amadores, com idade entre 12 e 17 anos completos, sem direito ao recebimento de qualquer valor. As do núcleo avançado, para artistas com idade entre 16 e 22 anos completos, com direito a uma bolsa de estimulo artístico de R$ 300,00; e as do núcleo semi profissional, para artistas de 18 a 30 anos, com direito a bolsa de R$ 500,00.

A proposta é oferecer as seguintes modalidades: acrobacias, acrobacias aéreas, equilíbrios, manipulação de objetos, preparação corporal, fundamentos de dança, fundamentos do teatro, anatomia e fisiologia, história das artes, produção cultural e NR (Normas de Segurança e Regulamentos).

Locais das atividades

As atividades do Centro de Artes Circenses serão concentradas no Centro Cultural Clemente Gomes (regiões centro e norte) e Casa de Cultura Flávio Craveiro (região sul); e complementarão a iniciação e experimentação nas artes circenses já oferecidas pelo Programa Arte nos Bairros (com aproximadamente 350 vagas).

Além deste programa, a Fundação Cultural desenvolve os projetos ‘Encontro de Malabares’, atividade que proporciona a troca de técnicas de malabarismo e circo, e o ‘Arte nas Ruas’, que promove a difusão da arte do circo, com intervenções de artistas e profissionais e amadores credenciados por ela.

Frequência e avaliações

Os artistas integrantes do Centro de Artes Circenses serão submetidos periodicamente a audições internas para avaliação de desempenho (individual e/ou coletivo), que podem resultar em desligamento das atividades, caso a nota seja menor que 6.

No caso de desistência injustificada, desligamento por faltas ou problemas disciplinares, o artista poderá ser penalizado com o ressarcimento do valor investido, por não ter cumprido o objetivo proposto.

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade), na zona norte

(12) 3924-7328

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *