Fuga de Renda Fixa Incentiva a Procura por Investimentos em Bolsa de Valores na RMVALE
Saiba mais sobre este tipo de investimento
Especialistas apontam que a renda variável é a bola da vez em 2020 e dois temas estão sendo muito mencionadas este ano: Educação Financeira e Bolsa de Valores. Tudo isso por conta da baixa da taxa básica de juros, com a Selic em 4,5%, que deixou os investimentos tradicionais de renda fixa – como a poupança, por exemplo – pouco atraentes.
“Neste cenário, a educação financeira entra em cena para que o brasileiro saia do comodismo e comece a pesquisar e estudar novas modalidades de investimentos se quiser ver o dinheiro render”, comentou Jailson Portugal, sócio-diretor da Plátano Investimentos – XP Investimentos, com experiência de mais de quinze anos em educação financeira.
Nesse cenário, é crescente o interesse do brasileiro por ativos listados em Bolsa de Valores, com a B3 registrando mais de 1 milhão de CPFs cadastrados, pessoas que enxergaram na bolsa uma oportunidade de melhores rendimentos. No Vale do Paraíba, em São José dos Campos o escritório da Plátano Investimentos – XP Investimentos também percebeu a mudança de comportamento de quem investe ou está começando a investir. A procura por renda variável no início deste ano aumentou em mais de 30%.
“O interesse por Bolsa de Valores de fato aumentou em nosso escritório. Os clientes buscam alternativas para sair do investimento mais popular do país, a poupança, ou de alguma outra modalidade de renda fixa que também não remunera mais a contento. As pessoas querem que o dinheiro realmente renda mais e buscam por ajuda profissional”, contou Paulo Naressi, sócio da Plátano Investimentos.
A longa experiência que o escritório possui em aplicação em ações e o reconhecimento por parte dos clientes impulsionam esse movimento.
“Somos o escritório com maior expertise em renda variável no Vale do Paraíba e isso faz toda a diferença no portfólio do cliente. Temos mais de 10 anos de experiência em Bolsa de Valores, e usamos essa janela de conhecimento para consolidarmos as melhores alternativas para nossos clientes” aponta Jansen Portugal, sócio da Plátano Investimentos.
Um dos clientes da Plátano, o empresário Mário Antônio Vendrame, que possui uma carteira diversificada, fala da experiência em investir em bolsa.
“Chega um momento que o investidor tem que arriscar mais e partir para o mercado de ações e fundos imobiliários. É claro que tem que fazer isso com conhecimento, saber as vantagens e os riscos. A renda fixa não propicia mais os ganhos que poderiam conseguir no passado, somente serve para manter o patrimônio. Quem quiser aumentar o seu patrimônio em aplicações financeiras vai ter que sair da zona de conforto”, comentou Mário Vendrame.
Tudo sobre Bolsa de Valores
O princípio básico do investimento em Bolsa de Valores a maioria das pessoas conhece: negociar títulos emitido por companhias – tornando-se sócio de empresas públicas ou privadas – sendo que essa negociação ocorre por meio de corretoras de valores. O acesso ao mercado se democratizou por meio das plataformas de negociação, todavia o conhecimento de um assessor de investimentos ainda é fundamental para entender esta aplicação, sendo o papel principal do assessor o auxílio na estrutura de um portfólio de investimentos, com objetivo de diversificar e buscar um incremento de patrimônio.
“Para quem deseja dar uma turbinada nos investimentos, a compra de ações vem sendo muito recomendada. Isto vem sendo apontando a nossos clientes desde o fim do ano passado, quando fizemos na FAAP de São José dos Campos um painel gratuito com os principais analistas do mercado”, observou Jailson Portugal sócio-diretor da Plátano.
Para saber qual ativo está melhor é preciso conhecimento, a análise gráfica é de grande valia. Ao longo do ano, a Plátano Investimentos oferece cursos desta técnica de análise tanto para iniciantes quanto para investidores experientes.
“O gráfico aponta oportunidades de compra e venda, e nos mostra os movimentos do mercado. A análise gráfica é usada pelos traders em operações de curto prazo, médio e longo prazos, e ensinamos diversas técnicas nos nossos cursos intensivos”, explicou Jansen Portugal, sócio e educador financeiro da Money School, escola de educação financeira da Plátano Investimentos.
De acordo com os especialistas, investir em boas ações com foco no longo prazo é uma excelente alternativa, pois a volatilidade tende a diminuir e os fundamentos se consolidam.
Os assessores de investimentos também alertam que, para aplicar em ativos de Bolsa de Valores, é preciso ter um perfil mais arrojado, saber que existem riscos e que é necessário ter conhecimento para controlá-los. Uma alternativa é procurar ações de empresas bem gerenciadas e de setores essenciais da economia.
O mercado financeiro segue confiante e com uma expectativa otimista, com analistas estimando para este ano uma alta de 38% do Índice Bovespa, chegando à casa dos 150 mil pontos.