Formação Mov.Cicla está acontecendo na prática em Pindamonhangaba
No último dia 14 de abril, turmas de 3º ano das escolas municipais Isabel do Carmo Nogueira e André Franco Montoro, lideradas por professoras que participantes da formação Mov.Cicla 2023, Elizângela de Godoi e Fátima Lopes, respectivamente, saíram de suas salas de aula para o bairro em uma Caminhada Diagnóstica voltada ao reconhecimento de forças e fraquezas presentes nos trajetos por elas demarcados.
Ao estimular a circulação conjunta de professores e alunos dentro e fora do ambiente escolar, o Instituto Sabiá fomenta a expansão do olhar, de saberes e de consciência coletiva sobre os impactos da ação humana e as consequências para a instituição de ensino, bairro, cidade, estado, planeta. Durante o trajeto, os participantes passam a compreender os motivos que levam a essa caminhada, ao observar o que existe de natureza ao seu redor, se há a presença de descarte correto e incorreto, os recursos e equipamentos de coleta de resíduos disponíveis, por exemplo. A partir de todas as observações registradas por meio de fotografias ou tomadas como nota, no retorno à sala de aula a ação continua com a listagem dos pontos positivos e desafiadores encontrados, a identificação do que pode ser melhorado e o mapeamento de possíveis ações que podem ser desenvolvidas tanto para a formação dos estudantes, como para a sensibilização e mobilização comunitária.
A Caminhada Diagnóstica é uma metodologia proposta pela Agenda 21 (ONU) e uma das principais atividades desta etapa da formação, momento em que são trabalhados os conceitos de regeneração e sustentabilidade integral, consumo consciente e gerenciamento adequado de resíduos. Ao propor esta ação, a equipe do programa Mov.Cicla busca estimular o direcionamento do olhar dos participantes para as potencialidades e necessidades existentes em cada território / comunidade, especialmente relacionadas ao descarte incorreto de resíduos e ao ônus que este gera para os cidadãos e ao município como um todo. Cada grupo de trabalho é orientado a fazer a própria caminhada no território onde as instituições em que atuam estão inseridas. As informações colhidas durante a atividade e as discussões resultantes destas análises serão elementos determinantes para a elaboração de propostas capazes de colaborar com a qualidade de vida e de desenvolvimento nestas comunidades e, consequentemente, no município.
Uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente de Pindamonhangaba, incentivada pela Novelis e desenvolvida pelo o Instituto Sabiá, o programa Mov.Cicla visa a qualificação das culturas de consumo e de gestão de resíduos no município e a colaboração com a implementação no Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos. Para acompanhar de perto as ações do programa, siga o canal do MOV.Cicla nas redes sociais e fique atento às próximas publicações.