Fiscalização de posturas inova com uso de microcâmeras
Foto: Adenir Britto/CMSJC
Os agentes do DFPM (Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais) estão utilizando microcâmeras com o objetivo de garantir mais transparência durante as ações fiscais realizadas diariamente.
O registro das imagens também assegurará mais segurança para os fiscais, munícipes e comerciantes. O uso da nova tecnologia contribuirá, ainda, para ampliação da ações do DFPM, principalmente durante a pandemia da covid-19.
Neste primeiro momento, foram adquiridas oito microcâmeras, número que posteriormente poderá ser ampliado.
Os guardas civis municipais já utilizam este equipamento desde o ano passado. A corporação possui 20 microcâmeras.
Novas tecnologias
Os agentes públicos têm acesso aos conteúdos gravados, mas não conseguem editá-los ou apagá-los.
As imagens captadas são enviadas em tempo real para os setores de comando do DFPM e da GCM.
A modernização dos equipamentos atende uma das premissas da Administração, que é a inovação.
Apoio popular
Munícipes consultados elogiaram a iniciativa e a utilização de novas tecnologia para aprimorar o serviço prestado à população.
“Acho importante esta nova forma de atuação. Quanto mais tecnologia, melhor o serviço prestado à população”, disse a camareira Flávia Silva, que tem 38 anos e mora no São Judas Tadeu, na região sudeste.
“A Prefeitura está de parabéns por esta boa iniciativa, que vai garantir mais segurança para os fiscais e para nós que trabalhamos nas lojas”, afirmou o auxiliar de loja Matheus Silva, que tem 23 anos e reside na Vila Paiva, na zona norte.
Ações intensificadas
As ações do DFPM foram intensificadas durante a pandemia da covid-19, com o apoio da GCM (Guarda Civil Municipal) e da Polícia Militar, esta última atuando através da Operação Paz e Proteção e da Atividade Delegada.
Durante o período de um ano, desde março de 2020, foram realizadas 16.561 vistorias e cerca de 4.000 visitas para orientação de comerciantes, lojistas e clientes.
Foram atendidas ainda 15.834 reclamações e denúncias da população de desrespeito ao Plano São Paulo e aos decretos municipais e estaduais de combate ao coronavírus.
Com a publicação de novo decreto municipal no último final de semana, o valor inicial da multa subiu de R$ 5 mil para R$ 7,2 mil.
Os munícipes podem ajudar a Prefeitura denunciando aglomerações e descumprimento das regras de saúde e de isolamento social por meio dos canais oficiais: 153 (GCM) e 190 (COI/Polícia Militar).
Para encaminhar reclamações e denúncias diretamente para o DFPM, o telefone é 3901-4120, de segunda a sexta-feira, das das 8h15 às 12h e das 13h30 às 17h.