Variedades

Férias também são momentos de combater o sedentarismo

As férias são boas oportunidades para se sair do sedentarismo e iniciar o ano com uma atividade física. No Brasil, 46% da população é sedentária, de acordo com a OMS. Adultos e crianças podem interagir e começar a se mexer, a criar um hábito de se exercitar em família.
Para quem não colocou o pé na estrada, São José dos Campos é uma das poucas cidades do interior paulista que conta com ótimas áreas abertas e gratuitas como os Parques.
De acordo com o personal trainer de São José dos Campos, Eid Nogueira, se a pessoa for iniciar na atividade física, a dica é começar com exercícios leves.
“Para os adultos iniciantes, uma caminhada leve, alternando com alguns trotes. Fazer um alongamento. Outra dica é começar a participar de atividades diferentes e gratuitas que a cidade permite como aulas ao ar livre, yoga e tai chi chuan nos Parques”, disse Eid Nogueira.
Já para as crianças a ideia é fazer elas se mexerem sem ver aquilo como obrigação.
“Como a garotada está em férias, para os pequenos o ideal é incentivar brincadeiras como pique esconde, pega pega, empinar pipa, pular corda. Sem perceber, a meninada vai estar exercitando pernas e braços e o bacana que pode ser um momento com seu filho e amigos dele”, comentou o educador físico.
Para os adolescentes o incentivo à atividade física pode ser o estímulo a prática de esportes.
“Os pais têm que entender que os jovens estão numa zona de conforto, se divertindo com tecnologia. Neste caso é preciso perceber o que gera prazer e diversão e sugerir algo diferente e que estimule também a interatividade, como aproveitar as quadras em praças e promover um jogo de basquete ou vôlei entre amigos e até mesmo fazer uma trilha”, explicou Eid Nogueira.
É o que acontece entre os amigos Helena Paes e os irmãos Khaled Kassab Souza e Semille Kassab Souza, que se reúnem para fazer atividade ao ar livre, como correr no Parque Vicentina Aranha.
“Nas férias, a gente se reúne para aproveitar momentos ao ar livre, já que nossa rotina raramente nos permite isso. Um estimula o outro, e até criamos desafios entre nós, como aumentar o percurso ou ir correr num lugar diferente”, contou Khaled.
Já Helena aproveita as férias e os amigos para treinar, neste 2020 ela quer participar de corridas e já tem como objetivo participar do Desafio do Guerreiro, uma corrida de 5 km distância da prova, que será realizada dia 12 de janeiro, em Americana.
“Começou como um passatempo para estar com amigos, tomei gosto e agora quero participar de corridas e estou me preparando para a prova da EPCAR –E cola de Cadetes da FAB”, falou a adolescente. 

Praticante deve parar nas férias?

Segundo o educador físico Eid Nogueira, quem já pratica não deve parar de vez nas férias.
“Quem ao longo do ano faz atividades físicas especifica pode ver nas férias uma oportunidade para experimentar outras modalidades. Desta forma, a pessoa estará exercitando outros grupos musculares que não está acostumado. Por exemplo, se ela faz corrida, onde movimenta glúteos, quadríceps, isquiostibiais e panturrilha principalmente e se ela for andar de bicicleta, vai movimentar os além dos citados, os abdominais e extensores da coluna, até músculos do ombro, braço e antebraço. Isto servirá de estímulo para o corpo”, explicou o personal.
A atividade física regular é fundamental na prevenção e tratamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), como as cardíacas, acidentes vasculares cerebrais, diabetes e câncer de mama e de colo do útero, entre outras.
As férias e atividade física se conciliam bem e é momento de experimentações, de acordo onde a pessoa estiver, tem que saber aproveitar o que estará à disposição, pode ser andar a cavalo, natação, trilha, andar de bicicleta. O importante é fazer com prazer e no mínimo por 40 minutos.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *