Famílias recebem Carteira do Transtorno do Espectro Autista
Foto: Adenir Britto/PMSJC
A Prefeitura de São José dos Campos, seguindo todas as medidas de cuidado e prevenção contra a covid-19, iniciou nesta terça-feira (6) a distribuição da Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Cerca de 90 carteiras já foram emitidas.
Moradora da Vila Piratininga, Pollyana Trunkl foi a primeira mãe a receber o documento. A pedagoga ficou feliz com a iniciativa.
“Essa é uma grande conquista. Hoje sinto que somos importantes. Esta carteirinha vai ser útil em todos os sentidos. É uma grande vitória para as mães dos anjos azuis”, disse Pollyana.
O documento, que tem como principal objetivo identificar e garantir os direitos das pessoas com TEA em todos os serviços públicos e privados, é fruto de uma parceria da Prefeitura de São José do Campos, por meio do RIA (Rede de Inclusão ao Autista), com a Frente Parlamentar do Autismo.
Com base na Lei Federal Romeo Mion (13.977/20), a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista é mais uma ferramenta de inclusão social.
Moradora do bairro Campos dos Alemães, Silvia Melo, mãe do Miguel, de 5 anos, classificou a carteira como uma grande aliada. “É uma maneira de sermos mais respeitados. Com a carteira, me sinto mais segura para sair de casa com meu filho”, afirmou.
Além da carteira, as famílias receberam um conjunto de materiais com adesivos, botton e folder com orientações sobre como saber se uma pessoa tem autismo, alguns sinais e como ajudar.
Como solicitar a carteira
Para solicitar o documento, o responsável deve realizar um cadastro digital no APP Prefbook disponível no site da Prefeitura ou nos celulares, preencher um cadastro e anexar os documentos necessários.
A emissão e a entrega da carteira seguem todas as medidas de cuidado e prevenção contra a covid-19 e é de responsabilidade da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão.