Exposição gratuita resgata 50 anos de história dos videogames no Taubaté Shopping
No mês de abril, o Taubaté Shopping recebe, em sua Praça de Eventos e corredores, a maior exposição do Brasil que resgata a história dos videogames. É o Museu do Videogame Itinerante, que levará, de 1 a 16 de abril, a exposição 50 anos de videogames. Com entrada gratuita, a atração estará aberta ao público de segunda a sábado, das 15h às 21h, e aos domingos, das 14h às 20h. O evento terá em exposição mais de 350 consoles de todas as gerações, dezenas de consoles antigos e atuais para jogar, além de trazer o Palco Movimento, simuladores de corridas, torneios de jogos antigos e atuais, controles gigantes, realidade virtual e as áreas PlayStation 5, Xbox Series, Nintendo Switch, entre outras. Uma das novidades é que os visitantes poderão conhecer e jogar o novo PlayStation VR 2, tecnologia de realidade virtual da PlayStation que acabou de ser lançada em todo o mundo.
A Exposição 50 anos de videogames mostrará a evolução do mercado mundial de videogames que, atualmente, fatura cerca de 150 bilhões de dólares ao ano, que é mais do que faturam música e filmes juntos. E foi em 1972, quando o engenheiro Ralph Baer anunciou o Magnavox Odyssey, considerado o primeiro console de videogame do mundo, que toda essa história começou.
O Museu do Videogame
A exposição interativa resgata mais de quatro décadas de história da evolução dos videogames. De acordo com o curador do Museu do Videogame, Cleidson Lima, entre as relíquias estão o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972; o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976; Fairchild Channel F, de 1976 (primeiro console a usar cartuchos de jogos); o Telejogo Philco Ford, de 1977 (o primeiro videogame fabricado no Brasil); o Nintendo Virtual Boy, de 1995 (primeiro a rodar jogos 3D); o Vectrex, de 1982 (console com jogos vetoriais que já vinha com monitor); o Microvision (primeiro portátil a usar cartucho), de 1979 e o R.O.B (robozinho lançado juntamente com o Nintendo 8 bits, em 1985).
Um dos diferenciais do Museu do
Além das ilhas de antigos, o Museu do Videogame
Para aqueles que curtem dançar e suar a camisa, uma outra atração no evento será o Palco Movimento. Nele, o jogador é desafiado a imitar os mesmos movimentos de dançarinos profissionais virtuais e, assim, alcançar a melhor pontuação no ranking do evento. Os mais bem colocados poderão, inclusive, participar do concurso de dança e faturar brindes e prêmios.
Um dos momentos mais aguardados será o concurso de Cosplay, atividade em que as pessoas se caracterizam e interpretam seus personagens preferidos de anime (animações japonesas), mangá (quadrinhos japoneses) ou videogames.
Para mais informações sobre o Museu do Videogame, basta acessar: facebook.com/