Exposição “Ecos de Futuros Esquecidos” cria experiência imersiva
Obras reunidas na exposição “Ecos de Futuros Esquecidos” convidam o público a participar de uma experiência imersiva que explora memórias distorcidas e visões fragmentadas do passado e futuro. As artistas Daena Lee e Jo Sant’anna reúnem em seus trabalhos uma fusão de elementos visuais, sonoros e textuais, o projeto busca evocar reflexões sobre os caminhos não percorridos da história e os futuros alternativos que ainda podem ser imaginados.
A abertura da exposição acontece nesta sexta-feira, dia 17, em São José dos Campos, a partir das 18h. O evento celebra o encontro entre artistas e público com a participação de DJ Peterson e DJ Loucas no La Casa Comunitária.
Em suas diversidades de linguagens artísticas e vivências, as multi artistas travestis Daena Lee e Jo Sant’anna combinam fotografia, pintura e experimentações sonoras para criar uma imersão sensorial para os espectadores.
O projeto que resulta agora em “Ecos de Futuros Esquecidos” surge a partir da proposta de estimular a consciência dos espectadores sobre questões contemporâneas, especialmente distopias, subgênero da ficção científica que descreve sociedades marcadas pela precariedade, sofrimento e falta de liberdade.
Ao explorar distopias na arte contemporânea, se cria o questionamento sobre o que essas obras dizem sobre o presente e futuro, considerando temas como pandemias, desastres ambientais e opressão de minorias. Além disso, “Ecos de Futuros Esquecidos” analisa o papel da ficção científica na construção de futuros imaginários e como essas narrativas influenciam nossa compreensão do mundo.
“Quando trazemos o conceito de ‘estranhamento cognitivo’, proposto pelo pesquisador e escritor Darko Suvin, buscamos compreender melhor a sociedade atual ao transformar o familiar em estranho.”, contam as artistas. “A exposição investiga o impacto psicológico e social de consumir conteúdos distópicos, destacando como essas experiências podem promover resiliência mental e perspectivas alternativas para enfrentar desafios contemporâneos.”
Através de um encontro entre percepções artísticas, propostas sociais e repertórios individuais, o público é convidado a imergir em “Ecos de Futuros Esquecidos”, o que nos trouxe até aqui e para onde podemos ir. Uma fusão de memória, desejo e as fantasias que podem viver mais próximas de nós do que percebemos. A partir da compreensão mais profunda sobre as distopias na arte contemporânea, surge o potencial – da arte, da cultura, da sociedade, de cada um de nós – para refletir e influenciar a sociedade atual e futura. O evento que abre as portas destes encontros é gratuito e totalmente acessível. Além das obras com audiodescrição, o bate-papo com as artistas contará com interpretação de LIBRAS.
SERVIÇO | Exposição “Ecos de Futuros Esquecidos”
Atenção: As obras desta exposição contém audiodescrição. O evento de abertura possui acessibilidade também com interpretação de LIBRAS para o bate-papo entre artistas e público.
Quando: 17 de janeiro de 2025, sexta-feira, às 18h
Onde: La Casa Comunitária
R. Buerarema, 100 – Jardim Satélite
São José dos Campos – SP
Artistas em exposição:
Daena Lee e Jo Sant’anna
Artistas convidados:
DJ Peterson e DJ Loucas
Produção:
Bel Gomes (Manifesto Criativo – Laboratório de Produções Artísticas)
Apoio:
Lei Paulo Gustavo
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Prefeitura de São José dos Campos
Governo Federal do Brasil
La Casa Comunitária
Pack Bar
Maiores informações em https://www.instagram.com/manifestoprod/