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Expectativa para mercado pet tem crescimento expressivo em 2022

O mercado Pet faturou R$ 51,7 bilhões em 2021, segundo informações do Instituto Pet Brasil. Os números mostram que a atenção aos animais aumentou, especialmente, durante a pandemia, quando os tutores estiveram mais próximos dos seus pets. Para se ter uma ideia, do total de crescimento, 48% representa pequenos e médios pet shops.

Diante desse crescimento, as expectativas para 2022 são ainda melhores, sobretudo, para os empreendedores que estiverem dispostos a investirem em conhecimento, processos, gestão e novas tecnologias.

E diante dessa alta prospecção os pequenos empreendedores precisam abrir o olho e encarar de forma diferente os obstáculos do dia a dia que podem interferir no desenvolvimento do negócio. Segundo a especialista em gestão veterinária, Alessandra Rister, empresária do ramo,  na maioria das vezes, o empreendedor não consegue resultados positivos, pois acaba acumulando funções, já que não consegue delegar.

Especialista pela USP em Gestão Estratégica e Vendas,  Alessandra Rister, afirma que a busca por conhecimento no setor é um dos caminhos para suavizar os obstáculos do negócio. “Situações como a inexperiência em cuidar de uma equipe e sair do operacional, são desafios que atrapalham e muito o desenvolvimento do negócio, nós também passamos por essa fase nas nossas clínicas, além da dificuldade na contratação de mão de obra,  mas conseguimos driblar com conhecimento e muita estratégia. A economia e forma de consumo tem feito do setor pet um nicho próspero e o empreendedor precisa surfar nessa onda, aproveitar o momento driblar os problemas com conhecimento e orientação.”, comenta.

Diante de um mercado que está sempre em busca de novidades, os empreendimentos do setor investem em novos serviços para manter o faturamento em alta, como: contratação de passeadores para os cães, convênios de saúde e hospitais, além de hospedagem temporária. Mas, para que o empreendedor participe desse crescimento é necessário uma boa administração e gestão. “Na maioria das vezes o veterinário é o gestor e o técnico, e exercer esses 2 papéis ao mesmo tempo é bastante desafiador. A dica que eu sempre dou é separar as funções. Esse é o primeiro passo para uma empresa de sucesso”, salienta a gestora.

Alessandra destaca ainda que um planejamento estratégico, com direcionamento das ações que devem ser feitas para o negócio crescer saudável, é uma das principais atitudes a serem tomadas pelos empreendedores que desejam se estabelecer nesse mercado tão exigente. “Com um planejamento estratégico claro é possível definir metas de curto, médio e longo prazo, depois disso é mão na massa. É treinar e definir metas para a equipe;  alinhar o processo de marketing e vendas e definir e implementar indicadores em várias áreas da empresa”.

De acordo com Alessandra, o ideal é que o empreendedor que está começando ou que tem problemas no negócio possa contar com uma consultoria eficaz na contratação de uma equipe de alta performance ou, ainda, na criação de uma inteligência comercial baseada em vários estudos e estratégias que já deram resultado. “Compartilhar nossa experiência com novos empreendedores é uma missão que desejamos realizar. Me especializei em gestão e atendimento ao longo dos últimos anos e acredito que possa contribuir com soluções eficazes para outras empresas”, concluiu.

 

Já atua na área ou pretende abrir um negócio no ramo veterinário? 

 

A especialista Rister reuniu cinco dicas valiosas para criar um negócio veterinário de alto crescimento.

  1. Conheça muito bem o seu cliente

Quando você conhece o seu cliente você entende as dores e necessidades dele e isso faz com que você o atenda com muito mais eficiência e maestria.

  1. Invista em treinamentos

Ao investir em educação todos ganham! Você aprimora seu negócio e sua equipe se sente mais valorizada.

  1. Construa uma liderança eficiente

A liderança eficiente consegue alcançar as metas e motivar a equipe de forma fluida, trazendo benefícios para toda empresa.

  1. Ofereça serviços diferenciados

Analise seus concorrentes e ofereça serviços que vão agregar ao seu público, que vão conquistar e encantar eles de forma que tragam solução para o problema deles.

  1. Entenda sua situação e para onde o mercado está indo.

Ao entender sua situação atual e planejar os próximos passos o sucesso é certeiro.

Quem quer ter um empreendimento de alto crescimento precisa estar preparado para a expansão, mas para isso, comece com o que é possível, faça um balanço realista de onde está sua empresa atualmente. Se estiver startando o negócio é fundamental avaliar todos os recursos disponíveis e necessários para empreender. Avalie também o mercado e as possibilidades que ele está oferecendo no momento.

 

Sobre Alessandra Rister: Formada em Comunicação Social (1993) com ênfase em Relações Públicas, tem duas formações pela MBM Bussiness School. Já realizou o Empretec do Sebrae, curso de Gestão do EAG e formações de Marketing com a metodologia de Conrado Adolpho (sendo, inclusive, membro do grupo de mastermind dele); concluiu o Legacy e, em 2022, ingressou no MBA da USP em Gestão Estratégica e Vendas. Empresária na área veterinária desde 1999, é proprietária de duas unidades de Clínica Veterinária, além de ser sócia do Bazar Bruna Prado .

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