Pindamonhangaba

Exército detona morteiro encontrado em pesca no rio Paraíba

O Exército detonou, na tarde de quarta-feira (26), um morteiro encontrado por um pescador no rio Paraíba do Sul, em Pindamonhangaba, embaixo do viaduto da rodovia Dr. Caio Gomes Figueiredo, pela manhã. A explosão programada ocorreu na base militar, por medidas de segurança.
Sobre o caso – Um homem realizava pesca magnética, quando encontrou o artefato explosivo. Ele colocou o objeto no parapeito da ponte e acionou a Polícia Militar. A Guarda Civil Metropolitana de Pindamonhangaba, a Defesa Civil, o Exército Brasileiro e o Grupo de Ações Táticas Especiais também foram chamados.
A ponte foi interditada pela Polícia Militar e pelo Departamento de Trânsito da Prefeitura e o local foi isolado. De acordo com o Secretário de Segurança Pública de Pindamonhangaba, Cel. Paulo Henrique, “o isolamento da área está previsto dentro de normas operacionais internacionais para resguardar a vida das pessoas e o patrimônio”.
Sobre a explosão programada, ele explicou que cabe ao Exército Brasileiro ou ao Grupo de Ações Táticas Especiais, subordinado ao Comando de Policiamento de Choque em São Paulo, fazer a retenção do material e explosão para fins de perícia. “Eles fazem a contenção do local e, se for necessário, efetuam a explosão nas proximidades, sempre de forma segura, ou em local próprio. É uma avaliação feita pelo comando da operação no local. Este é um procedimento internacional padrão”.
A comandante da PM em Pindamonhangaba, Capitã PM Lucimeire Jerônimo, também informou que “não se tratava de uma bomba. Foi localizado um morteiro no rio e ele foi removido pelo Exército”.
Após cerca de 3h30 de interdição, a via foi liberada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *