Espetáculo Arqueólogos narra histórias do cotidiano em perspectiva futurista neste sábado, no Sesc Taubaté
Em cartaz neste sábado (11), às 20h, no Sesc Taubaté, o espetáculo teatral Arqueólogos (Companhia Empório Teatro Sortido) simula uma viagem ao futuro para abordar características do tempo presente. Na peça, fragmentos do cotidiano – como cenas corriqueiras em uma praça, crianças que brincam de caça ao tesouro e um pai que ensina ao filho como se usa uma câmera fotográfica analógica – são narrados por locutores esportivos e analisadas por arqueólogos que buscam vestígios da civilização no século 21.
Escrito pelo ator e diretor Vinícius Calderoni, o texto da peça foi criado a partir de histórias observadas, recolhidas e anotadas pelo próprio autor, que concebeu a peça a partir do seu gosto pessoal por esses detalhes cotidianos que de alguma forma traçam uma visão do tempo presente – hábito que denomina “arqueologia íntima” ou “historiografia do bolso da calça”.
No espetáculo, cada cena apresenta algum tipo de narração esportiva, utilizando a potência da voz para mostrar que uma história comum pode ganhar força quando contada com emoção e que tudo na vida por ser maravilhoso ou inócuo, a depender do valor que se atribui a cada coisa. O espetáculo é gratuito e a classificação etária é 14 anos.
Sobre a Companhia Empório de Teatro Sortido
A companhia Empório de Teatro Sortido foi criada em 2010 por Rafael Gomes e Vinicius Calderoni, com o projeto de abarcar diversas dimensões da cena contemporânea. Ambos formados cineastas, mas também desdobrando-se pela dramaturgia em cinema, TV e teatro, estabeleceram um coletivo que tem por meta a encenação de textos clássicos e contemporâneos, permitindo-se o intercâmbio com outras artes, manifestações e tecnologias, trabalhando com elencos e parceiros diversos.
Desde seu primeiro espetáculo (Música Para Cortar Os Pulsos), a companhia vem recebendo amplo reconhecimento crítico e sucesso de público, tendo vencido importantes prêmios. O espetáculo Arqueólogos marca a estreia oficial de Vinícius Calderoni como ator nos palcos, dividindo também as funções de autor e diretor da peça com Rafael Gomes.
Ficha Técnica do espetáculo:
Texto – Vinicius Calderoni
Direção – Rafael Gomes.
Elenco – Guilherme Magon e Vinicius Calderoni.
Iluminação e Cenografia – Marisa Bentivegna.
Figurino – Daniel Infantini.
Direção de Produção – Gustavo Sanna.
Produção – Complementar Produções.
Duração – 60 minutos.