Economia

Especialista em mercado afirma que planejar e compreender o desempenho anual é essencial para o sucesso do empreendedor

Foto: Divulgação

Último mês do ano pode ser utilizado para avaliar os resultados e expectativas para 2022; projeção auxilia na compreensão do negócio

Apesar da crise econômica e tempos de pandemia, o empreendedorismo cresceu 35% a mais em 2021, do que nos últimos seis anos, conforme pesquisa realizada pela CNN em parceria com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Dado é avaliado pela especialista em mercado e empreendedorismo, Tamires Macedo, como oportunidade projetar e avaliar o crescimento empresarial para o próximo ano.
A pandemia e o desemprego fizeram com que o brasileiro fosse impulsionado a tornar a necessidade em oportunidade, criando meios de sobrevivência financeira a partir da criação da própria fonte de renda. A tendência é que o cenário se torne o momento apropriado para esquematizar negócios e investir no trabalho autônomo. Para Tamires, este é o contexto ideal para que se entenda o mercado e inicie o planejamento financeiro e organizacional para o próximo ano. “O empreendedor pode fazer o planejamento com os resultados que obteve em 2021, se ele já faz anualmente. Ele tem as métricas anteriores, com base nelas ele consegue definir tanto o objetivo desejado, quanto o objetivo realista do que pode acontecer com base no que a empresa vem informando ao longo dos anos. Se ele não fez, não tem essas informações, nesse ano de 2021 ele tem os resultados que mesmo ele não tenha traçado, já estão disponíveis”, assegurou. Entre os dados que precisam ser levados em consideração estão: taxa de admissão, faturamento mensal, método de conversão de vendas, investimento realizado, além da relação mercado e consumidor. A compreensão macro do processo possibilita que estratégias eficazes sejam elaboradas para o ano seguinte.
O planejamento elaborado de forma efetiva facilita o processo de tomada de decisões importantes no meio corporativo, uma vez que as metas e métricas são possíveis de serem analisadas com desenvoltura.
Dados da Receita Federal indicam que de 2015 ao primeiro semestre de 2021, houve um crescimento de mais de dois milhões de novos pequenos negócios. Para este segmento, ela indica que mesmo sozinho o empreendedor faça a esquematização do ano seguinte a fim de compreender o desempenho esperado junto aos resultados. Para auxiliar ao longo do planejamento é possível fazer uso de ferramentas como as metas SMART (Specific, Measurable, Attainable, Relevant, Time based), em que a avalia objetivos específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais. Assim, a saúde financeira do negócio se torna mais tangível diante das instabilidades do mercado.

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