Especial espaço cultural: Biblioteca Vereador Rômulo Campos D’Arace
Na contramão do desmonte físico das bibliotecas públicas municipais, a cidade de Pindamonhangaba tem investido na revitalização e atualização dos espaços, promovendo uma gama variada de atividades para fomentar a cultura e o desenvolvimento pessoal. A Biblioteca Pública Municipal “Vereador Rômulo Campos D’Arace”, antes conhecida como ‘Biblioteca do Bosque’, é um exemplo desse compromisso.
Localizada na rua Dr. Campos Sales, 529, esta biblioteca foi reinaugurada em 20 de junho de 2023, apresentando um design moderno e uma identidade visual eficiente. Desde então, tem sido um importante centro de atividades culturais.
No mês de abril, o projeto Reinvente está oferecendo uma gama diversificada de atividades neste espaço cultural. Entre elas, o pilates às quartas-feiras, o curso de maquiagem, disponível de segunda a sexta-feira, em duas turmas, e a aula de dança sênior às sextas-feiras.
Além disso, a biblioteca abriga diversas oficinas culturais regularmente, incluindo mediação de leitura e oficina de desenho, às segundas-feiras, oficina labirinto colorido e uma oficina de lambe-lambe às quartas-feiras. Para os interessados em aprender outros idiomas, o espaço também oferece aulas de inglês e francês, que acontecem às terças e sextas-feiras. Todas as atividades são gratuitas.
Os interessados em participar dessas atividades podem verificar a disponibilidade e horários comparecendo pessoalmente na biblioteca, ou entrando em contato pelo telefone ou WhatsApp por meio do número (12) 3643-2399.
Com quase 70 anos de existência, a Biblioteca Vereador Rômulo Campos D’Arace tem sido objeto de diversos investimentos, como a atualização de seu acervo, e a promoção de uma variedade de eventos culturais, incluindo exibição de filmes, peças teatrais, palestras, saraus, sessões de autógrafos, diálogos com escritores, projetos educativos e muito mais. Atualmente, o acervo da Biblioteca Rômulo é cerca de 50.000 livros.
A responsável pela biblioteca, Carmen Lídia Zaitune Pamplin, ressaltou a evolução que o espaço teve nos últimos tempos. “A mudança de endereço, transferindo a biblioteca do Bosque da Princesa para o centro da cidade, trouxe uma série de benefícios. Isso nos permitiu readequar os espaços, transformando nossa querida biblioteca em um verdadeiro centro de cultura pulsante”, disse Carmen.
As bibliotecas públicas municipais fazem parte da Secretaria de Cultura e Turismo. A rede municipal de Bibliotecas Públicas é composta por 4 bibliotecas ativas, no centro, uma em Moreira César, uma na Vila São Benedito e uma na Estação Cidadania, no Vale das Acácias, e duas bibliotecas a serem reinauguradas, uma no Castolira e uma no Araretama. Esta rede possui mais de 26.000 usuários cadastrados.
Segundo o Conselho Regional de Biblioteconomia, a rede de bibliotecas municipais de Pindamonhangaba está entre as 14 melhores do Estado de São Paulo.
Conheça o patrono da Biblioteca
RÔMULO CAMPOS D’ARACE nasceu em 6 de setembro de 1922 na cidade de Paraisópolis-MG. Professor, poeta, jornalista, radialista, fotógrafo, aviador, político e escritor. Aviador – sócio número 1 da União Brasileira de Aviadores Civis do Aeroclube de Pindamonhangaba – 1946; Radialista – Jornal Radiofônico Difusora programa diário na ZYR47 Rádio Difusora de Pindamonhangaba; Jornalista – um dos fundadores do Jornal 7 Dias; diretor do Jornal Tribuna do Norte – 1955; Vereador – pelo Partido Social Progressista 1952-1955; autor da Lei no 157, de 12/05/1952, que isentava de impostos o comércio de livros. Escritor – tendo como sua obra principal Retrato da Princesa do Norte – 1954. Faleceu em 1 de maio de 1955.
Pela Lei no 257, de 09/02/1956, recebeu homenagem póstuma da cidade de Pindamonhangaba sendo o patrono da Biblioteca Municipal Vereador Rômulo Campos D’Arace.