Escola de Formação do Educador realiza 1º HTC com professores
Foto: Adenir Britto/PMSJC
Os professores têm entre suas atribuições o HTC (Horário de Trabalho Coletivo) formado por encontros com planejamento coletivo, discussões da prática pedagógica, estudos em grupo, trocas de experiências, palestras, cursos, entre outras ações, garantindo assim uma formação continuada.
Nesta quinta-feira (7), a Escola de Formação do Educador de São José dos Campos, aberta recentemente no dia 23 de setembro, realizou o 1º HTC com os profissionais da rede, que puderam conhecer melhor a estrutura e os projetos de formação. A reunião aconteceu por transmissão pelo Youtube nos três períodos (manhã, tarde e noite).
Investir na formação e capacitação dos profissionais da Educação é uma das metas do governo municipal para garantir e aprimorar a qualidade do ensino ofertado nas escolas municipais.
Para a diretora da Escola de Formação, Daniela Navarro, este momento é importante “por ser o primeiro contato das equipes de profissionais da Educação com a Escola de Formação, nossa equipe e todas as propostas que temos”.
No chat da live, os educadores puderam tirar dúvidas e comentar a respeito das novidades apresentadas. “Adorei o HTC, foi bem esclarecedor. Agora vamos iniciar a pós, estou super animada!”, comentou a professora Giseli Pacheco, da Emei Zenaide Vilalva Araújo, que fica na Vila Adyana.
“Educação é investir na formação, que presente esta Escola de Formação do Educador”, disse Ana Claudia Assis, orientadora pedagógica na Emef Maria Augusta Moreira da Costa, do Jardim Uirá.
A live foi transmitida de um estúdio do Cite (Centro de Inovação e Tecnologias Educacionais), com ambiente controlado e segurança para que as profissionais pudessem retirar a máscara no momento de cada fala.
Escola de Formação do Educador
Iniciativa inédita na região, com 1.107 m² de área, 11 salas, espaços como laboratórios, biblioteca e demais ambientes para formação, capacitação e aperfeiçoamento de professores, gestores e equipes escolares.
A Escola faz parte do plano de governo municipal e oferece espaços para a realização de projetos que visam: qualificar, capacitar e aperfeiçoar todos os professores da rede municipal, gestores escolares e demais profissionais da Educação, segundo a Lei Municipal 10.293/2021.
Você sabia?
- A rede de ensino municipal conta com o trabalho e a dedicação de cerca de 6.000 profissionais da Educação. Destes, mais de 4.800 são professores, entre: efetivos, eventuais, por prazo determinado ou agentes educadores.
- A qualidade do trabalho destes profissionais é percebida nos espaços educativos e nas 161 escolas que atendem cerca de 70 mil alunos.
- Os profissionais recém-contratados pela Prefeitura passarão por período de três meses dedicados exclusivamente para formação pedagógica; terão atividades práticas em laboratórios inovadores; residência pedagógica e capacitações para uso de tecnologias educacionais.
- Os educadores e especialistas que já atuam nas escolas e na Secretaria de Educação também poderão contar com o local para formações e especializações para funções superiores e práticas pedagógicas inovadoras.
- Agentes educadores também terão formações e as equipes administrativas das unidades escolares terão cursos online de gestão, em parceria com a Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) e o Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), para aprimorar o atendimento e as rotinas administrativas.
- Em parceria com a Unesp (Universidade Estadual Paulista), a Prefeitura irá oferecer uma Pós Graduação (lato sensu) em Educação 5.0, ensino híbrido e metodologias ativas para mais de 2.600 professores efetivos. O curso tem duração de 24 meses e será realizado durante os HTC’s.