Encontro de corais homenageia Dona Eta nesta terça em São José dos Campos
Nove coros de São José dos Campos irão homenagear a ilustre valeparaibana Dona Eta na próxima terça-feira (14), a partir das 20h, no palco do Teatro Municipal. Em sua 25ª edição, o ‘Encontro de Talentos e Arte Dona Eta’ tem entrada gratuita e conta com o apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR). Os ingressos devem ser reservados no site da instituição.
Os 265 coristas deste ano marcam a última edição do festival, que acontece há 25 anos. Estão previstos o Coral da FEG (Unesp), Coral ICT (Unesp), Coral Libercanto, Coral Viva Voz Faculdade da Terceira Idade (Univap), Coral do Fórum Trabalhista de SJC, Coral Cantares (APVE), Coro da ADC (CTA), Oficina de Experimentações Vocais do TSI (Sesc) e Coro Jovem Sinfônico de São José dos Campos.
Diógenes Antunes, filho de Dona Eta, foi quem teve a ideia do festival, depois que sua mãe faleceu, em 1995. “Ela sempre quis de ser sepultada vestindo cor de rosa ao som de música. Na época, não consegui trazer a banda que ela gostaria, mas no ano seguinte criei o festival e trouxe essa e muitas outras”, explicou. “O objetivo é sensibilizar as pessoas e torná-las mais próximas da música”, completou.
Ao longo dos anos, foram palco das apresentações as cidades de Lorena, Guaratinguetá e Aparecida, além de São José dos Campos, que recebeu as atividades desde 2015.
Perfil
Natural de Lorena, Risoleta Antunes Marcondes, conhecida como Dona Eta, foi amante de música e mãe dedicada. Ensinou os filhos e as crianças a aprimorar a arte que tanto lhe encantava. Em Guaratinguetá, fundou diversas instituições sociais, com trabalhos voltados às gestantes e crianças.