Empreendedora auxilia micro e pequenos negócios a se consolidarem no mercado do Vale do Paraíba
Cada vez mais em alta, o empreendedorismo é tido como um grande sonho para a maioria dos brasileiros. Só em 2021, o país somou 14 milhões de pessoas, com idades entre 18 e 64 anos, à frente do próprio negócio – o número compila apenas empresas com mais de 3,5 anos de operação (chamados empreendedores estabelecidos). Essa alavancada permitiu que o Brasil saltasse seis posições para ocupar o 7º lugar no ranking de empreendedorismo mundial, como mostra a GEM – Global Entrepreneurship Monitor 2021, divulgada no último dia 24 de março.
“O Brasil é um país cheio de oportunidades e problemas a serem resolvidos. Então, apesar de toda a parte burocrática que pode envolver a abertura de uma empresa, ainda somos um país propício ao empreendedorismo. A pandemia foi um momento que potencializou essa gama criativa que o nosso povo tem. Muitas soluções inovadoras foram criadas a fim de ajudar as pessoas a enfrentarem esse período com uma certa leveza”, pontua Alessandra Rister, empresária no segmento veterinário há 25 anos.
Embora tenha aberto caminhos para múltiplas inovações, a pandemia colaborou para o crescimento do empreendedorismo por necessidade que, de acordo com a pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ), caiu de 50,4% para 48,9%. “Quem empreende por necessidade tende a abrir o seu negócio motivado pelo financeiro. Ou seja, o objetivo é reverter uma situação pessoal de dificuldade, que pode ser um trabalho estagnado (ou a falta de um) ou um salário defasado, por exemplo. Se não houver um bom planejamento, um estudo de mercado, é possível que este novo negócio entre para as estatísticas de encerramento de operação com menos de um ano”, explica Rister, que é também consultora de negócios.
Focada no público feminino, que tem conquistado um importante papel no mundo dos negócios, Alessandra atua no Vale do Paraíba, onde ajuda micro e pequenas empreendedoras a se consolidarem no mercado: “Me especializei em gestão e atendimento ao longo dos últimos anos e, desde então, todo o conhecimento adquirido foi aplicado no meu negócio, hoje já bastante sólido e em fase de expansão. Durante esse processo, algumas pessoas me procuraram para buscar soluções para os seus negócios também. A partir disso, criei uma metodologia própria que compreende no entendimento da empresa e nas soluções que ajudem a alcançar a conversão que ela precisa”.
Para Rister, a essência de um negócio de sucesso está atrelada à capacitação. Por isso ela indica buscar uma especialização ou unir forças com profissionais que ajudem a tirar as ideias do papel: “Isso diminui as chances de erro na execução, bem como a probabilidade do fechamento precoce da sua empresa. Para validar o seu negócio, você precisa conhecê-lo, e isso se faz com planejamento e estudo (inclusive de mercado). É fundamental conhecer seus concorrentes, analisar a potencialidade dos clientes (entendendo as suas necessidades), descobrir o seu diferencial e definir a sua persona. Assim, o caminho para o sucesso torna-se mais fácil”.
Dicas para quem está começando
O primeiro passo é entender o que está segurando a sua empresa, quais são as dificuldades. “É muito comum as pessoas chegarem até mim pedindo soluções para vender mais. Mas às vezes o problema não está relacionado à venda em si, mas ao atendimento, à própria gestão, à falta de comunicação (e aqui se inclui o marketing do negócio). Vender é uma consequência de uma série de passos que precisam estar alinhados e que a gente consegue identificar durante o diagnóstico de cada mentoria”, diz Alessandra.
Saber separar as contas de pessoa física da pessoa jurídica também é fundamental e considerado um dos erros mais comuns nos pequenos negócios. “Por isso é recomendado que você tenha uma retirada mensal, um salário pré-estabelecido que garanta suas despesas mensais sem comprometer a saúde financeira do seu negócio”, pontua ela, que cita a estratégia de comunicação como um dos pilares do sucesso de toda empresa: “Ser visto para ser lembrado é uma máxima que precisa ser considerada sempre. Com absolutamente tudo no alcance das mãos, se fazer presente onde seu público está é fundamental para ter bons resultados a médio e longo prazo”.
Por fim, e não menos importante, ela aconselha paciência. “Nenhum negócio nasce sendo um sucesso estrondoso, nem trazendo retornos rápidos. Empreender é um processo que demanda tempo”, conclui.
Sobre Alessandra Rister: Formada em Comunicação Social (1993) com ênfase em Relações Públicas, tem duas formações pela MBM Bussiness School. Já realizou o Empretec do Sebrae, curso de Gestão do EAG e formações de Marketing com a metodologia de Conrado Adolpho (sendo, inclusive, membro do grupo de mastermind dele); concluiu o Legacy e, em 2022, ingressou no MBA da USP em Gestão Estratégica e Vendas. Empresária na área veterinária desde 1999, é proprietária de duas unidades de Clínica Veterinária, além de ser sócia do Bazar Bruna Prado .