Emoção e histórias de superação marcam a coletiva de Ketiley Batista que representará o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio
Foto: Divulgação
Em seu primeiro contato público após o anúncio oficial da classificação para as Olimpíadas de Tóquio deste ano, a atleta de Pindamonhangaba Ketiley Batista emocionou a todos com sua história de superação, durante a coletiva à imprensa realizada na última semana no auditório da Prefeitura de Pindamonhangaba.
Acompanhada de seu técnico, professor Luiz Gustavo Consolino, do secretário de Esportes, Everton Chinaqui, do vice-prefeito Ricardo Piorino e do prefeito Dr. Isael Domingues, a atleta foi aplaudida pela conquista de uma vaga numa Olimpíada, fato que não acontecia com atleta da cidade desde o feito do saudoso João Carlos de Oliveira “João do Pulo”.
Descoberta em um projeto de iniciação esportiva pelo professor Luiz Gustavo Consolino, que segue até hoje sendo seu treinador, Ketiley conquistou a vaga após se tornar tricampeã brasileira e campeã sul-americana de Atletismo durante o período de classificação determinado pela World Athletics (Federação Internacional de Atletismo).
Nesta última semana, para obtenção da vaga, Ketiley competiu em provas na Europa, conquistando o primeiro lugar no Meeting de Maia/Portugal e o segundo lugar no Meeting de Leverkusen/Alemanha, além do quinto lugar no Meeting de Lucern/Suíça.
Em maio desde ano, a atleta consagrou-se campeã nos 100 metros com barreiras de atletismo adulto no Estádio Modelo Alberto Spencer, na cidade de Guayaquil, no Equador. Com o tempo de 12”96, a atleta conquistou a medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano, e garantiu índice para o Mundial de Atletismo de Eugene/EUA em 2022.
Campeã do Troféu Brasil, a atleta de 21 anos segue se destacando e agora atinge o auge de sua carreira, marcada por uma história de superação. Órfã de pais, Ketiley chegou a Pindamonhangaba em 2010 vindo morar com sua irmã na zona leste da cidade (Res. Maricá), onde conheceu o professor Luiz Gustavo e aprendeu as primeiras noções sobre a modalidade.
“Não tinha nenhuma noção de atletismo e comecei a treinar no bairro. O professor Luiz Gustavo me convidou para treinar no Centro Esportivo João do Pulo, porém as dificuldades de locomoção não permitiram. Em 2014, mudei-me para um bairro próximo ao João do Pulo e após me reencontrar com meu treinador aceitei o convite e ao longo desses sete anos venho treinando para atingir meu objetivo”, afirmou Ketiley.
Segundo o treinador, a força de vontade e a disciplina de Ketiley foram fundamentais para o seu bom desempenho, mas ressaltou que o Fundo de Apoio ao Esporte foi imprescindível para que ela permanecesse treinando em Pinda. “Em 2017, a Prefeitura reativou o Fundo de Apoio ao Esporte e isso foi muito importante para que os atletas da cidade permanecessem aqui recebendo apoio e agora estamos colhendo os frutos dessa boa gestão”, afirmou Luiz Gustavo.
“O que estou vivendo é um sonho que todo atleta tem de representar seu país numa Olimpíada. Junto com Gustavo estávamos trabalhando para conseguir essa marca em 2024, esse era nosso plano, mas ficamos felizes em antecipar a meta e vamos continuar treinando para novos sonhos”, afirmou a atleta.
O prefeito Dr. Isael Domingues destacou que o feito não é algo comum e por isso merece ser comemorado. “Há 40 anos, tivemos João do Pulo nas Olimpíadas de Moscou e hoje celebramos também no atletismo uma esportista que sai da nossa cidade para representar o Brasil, dessa vez no Japão. Isso transforma a cidade, faz a atleta uma referência para as próximas gerações e nos motiva a investir cada vez mais no esporte”, afirmou o gestor.
A atleta prossegue seu treinamento nas pistas do Centro Esportivo João do Pulo e embarcará com a seleção olímpica de atletismo no próximo dia 16 de julho rumo ao Japão.