#ElasNoEstádio . Campanha da Federação Paulista para o Paulistão 2020, incentiva a presença de mulheres aos jogos
Divulgação/FPF
Na manhã desta terça-feira (21), a Federação Paulista de Futebol realizou uma coletiva com as jornalistas esportivas e coletivos de torcedoras de alguns dos principais times da cidade de São Paulo – Palmeiras, Santos, Corinthians, São Paulo e Guarani – para falar sobre a participação das mulheres nos estádios.
Incentivando a igualdade de gênero, a Federação Paulista de Futebol, responsável pela organização do Campeonato Paulista realizou uma pesquisa que apontou que apenas 14% do público que frequenta os estádios, no Paulistão, é feminino. Com isso, todos se uniram em prol do movimento que incentiva a o aumento deste número.
Aline Pellegrino, diretora de futebol feminino da FPF e embaixadora do movimento, juntamente com Laura Louzada, coordenadora de marketing do Botafogo FC, foram as responsáveis por receber as profissionais e torcedoras em uma coletiva seletiva, já que os homens foram “barrados” na porta — eles só conversaram com as responsáveis após o término do evento.
Durante a coletiva, foi abordado as três ações que foram propostas pela Federação para o Paulistão: contato com órgãos públicos de segurança para ter apoio no dia a dia dos estádios; uma delegada mulher direcionada para esse atendimento; além disso, um canal de e-mail (elasnoestadio@fpf.org.br), e, por fim, o contato dos clubes diretamente com suas torcedoras:
– Atendimento especial às mulheres nos estádios, para que possam relatar assédio, ofensas e violência. Nos jogos na capital, haverá, preferencialmente, delegadas para atender o público feminino
– Abertura de canal de comunicação exclusivo para mulheres darem sugestões, criticarem ou até mesmo denunciarem crimes ou ofensas: elasnoestadio@fpf.org.br;
– Incentivo a coletivos e grupos femininos para que possam ir juntas aos estádios.