Educação adquire óculos especiais para alunos da rede pública municipal com deficiência visual e dislexia grave
A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Educação/ Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), adquiriu óculos equipados com dispositivo de ativação por voz. O objetivo é atender os alunos com deficiência visual e dislexia grave da rede do município e dar maior autonomia para as crianças em seu aprendizado.
Foram adquiridas dez unidades dos dispositivos Orcam MyEye que serão entregues para nove alunos. Cinco deficientes visuais, sendo um deles com cegueira total, e os outros quatro são alunos do Fundamental II, que possuem laudo de dislexia grave. Uma unidade ficará no NAI, para atendimentos necessários.
O investimento total para a aquisição dos equipamentos foi de R$ 149.000,00, sendo que cada unidade tem o valor de R$ 14.900,00. O funcionamento do equipamento se dá por meio do som. O dispositivo acoplado no óculo transforma em áudio as leituras diárias das crianças; falam os nomes dos rostos cadastrados para que as crianças com deficiência visual reconheçam quem está se aproximando, entre outras funções.
Para auxiliar as crianças no uso dos equipamentos, dirigentes das escolas da rede pública onde estão os alunos de inclusão e a equipe multidisciplinar do NAI passaram por um treinamento, na última quinta-feira (14), ministrado pela representante da empresa. Esses dirigentes vão repassar as informações para os professores e uma nova capacitação para reforçar o uso do dispositivo será realizada de forma online nos próximos dias.
A intenção é que os alunos iniciem o segundo semestre com a utilização dos óculos, que, de acordo com a coordenadora do NAI, será um marco para a educação inclusiva em Caçapava.