Pindamonhangaba

Edição especial da Quarta Cultural emociona público na Biblioteca Rômulo Campos D’Arace

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o Instituto Artístico Cultural Arte Mais (IACAM), na última quarta-feira (30), foi marcada por emoção, arte e memória na Biblioteca Rômulo Campos D’Arace, com uma edição especial da Quarta Cultural, levando o tema “Linhas, Contos e Cordas”, homenageando as artistas Giulia Melo e Cecília Melo Vacari (in memorian).
O evento contou com uma programação diversificada que celebrou a trajetória das homenagens, reunindo diferentes expressões artísticas. A abertura ficou por conta da contação de história com Nathalia Vasconcellos, seguida da exibição de um compilado de vídeos por Júnior Vaccari, em homenagem às artistas.
A dança também teve destaque com a apresentação do Ateliê Cênico de Dança e o projeto Dança para Mulheres, que apresentaram coreografias especiais, incluindo uma performance em tributo à bailarina e artista Giulia Melo. Um trecho da peça “Carmen’s” também foi apresentada, trazendo ao palco uma leitura sensível e potente da presença feminina nas artes.
A Biblioteca ganhou exposições fotográficas de Djalma Demetrio Jr. e a mostra “Palavras”, do projeto Papelão Madeira, coordenado pelo professor Fabiano Bustamante.
Em seguida, o microfone foi aberto ao público, que compartilharam lembranças, poesias e palavras e carinho às artistas, criando um momento coletivo de afeto e reconhecimento. O encerramento ficou por conta de uma exibição especial de vídeos, reforçando o impacto, importância e contribuição que Giulia e Cecília tiveram tanto para o espaço cultural local quanto para a vidas de todos que as conheceram.
“Celebrar o legado de Giulia e Cecília é também reafirmar o poder da arte como ponte entre as gerações. Para a Biblioteca e para o IACAM, foi uma honra proporcionar esse encontro de emoções e memórias em uma noite tão significativa”, destacou a bibliotecária Carmen Pamplin, responsável pela Biblioteca Rômulo Campos D’Arace.
O cineasta e sócio do IACAM, Júnior Vaccari, compartilhou sua trajetória ao lado das artistas — sua ex-companheira, Giulia Melo, e filha, Cecília Melo Vacari. “Conheci a Giulia em 2015. Fomos colegas de faculdade, depois de trabalho, amigos, namorados, moramos juntos, tivemos a Cecília, brigamos e voltamos várias vezes. E isso tudo no tempo livre, quando não estávamos fazendo arte… Giulia e Cecília viveram intensamente cada momento, eram grandes artistas e deixam um legado expressivo, um privilégio para mim ter visto tudo tão de perto”, expressou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *