Ecomuseu realiza plantio de 300 mudas em área atingida por queimada em São José dos Campos
O Ecomuseu dos Campos de São José convida a comunidade e colaboradores para participar de plantio na área onde foram queimadas 800 mudas em julho deste ano. O local do replantio é chamado de Florestinha e está localizado no bairro Campos de São José, território de atuação do Ecomuseu dos Campos de São José, projeto realizado em parceria com a Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental. A atividade acontece nos dias 27 e 28 de setembro com parceria do Lions Club, do viveiro Green Hope e da GestBio.
A área atingida em 29 de julho sofreu uma queimada que degradou 800 mudas de espécies nativas dos biomas Cerrado e Mata Atlântica, plantadas e manejadas desde 2015 pelo projeto Ecomuseu dos Campos de São José. Para recomeçar, serão plantadas 300 mudas doadas pelo Lions Club nos dias 27 e 28 deste mês. Um movimento que inicia as ações de reflorestamento com o objetivo de combate e prevenção de desastres naturais ocorridos devido às queimadas na região. A crise nacional de desmatamento afeta a todos com a poluição do ar, a perda de biomas e os riscos vividos por animais silvestres.
O plantio na Florestinha é uma forma de agir de forma coletiva e colaborar no âmbito regional com um impacto que vai muito além dos danos que podemos enxergar. A atividade faz parte ainda da programação da Primavera de Museus, ação nacional que conta com uma série de atividades educativas. O convite para participação, como é da prática do Ecomuseu dos Campos de São José, se estende para toda comunidade como forma de potencializar a relevância da atuação coletiva na prevenção da fauna e da flora da região e de toda cidade. Acesse nossas redes sociais para saber mais e venha ver de perto este movimento.