Do Sub-13 à Seleção Brasileira Sub-20: Rafa Soares detalha trajetória e realizações no São José
Do interior de Minas Gerais para São José dos Campos, onde muitas histórias e conquistas foram e escritas e realizadas. Assim, pode ser definida a trajetória da zagueira Rafa Soares, de 20 anos.
Na sua terceira temporada como jogadora na equipe profissional do São José Futebol Feminino, ela começou no Sub-13, do Programa Atleta Cidadão, que é a base da modalidade. De Espinosa, cidade a quase 975 km da cidade do Vale do Paraíba, ela veio para realizar um sonho com a ajuda dos familiares.
“Em 2013, meus familiares me ajudaram a sair da cidade onde morávamos para fazer um teste no time Sub-13 (Programa Atleta Cidadão) Consegui passar e foi um momento muito especial em minha vida. Estava realizando um sonho. Fui aprendendo diariamente com as pessoas que estavam ali, tanto com as companheiras do clube quanto com os técnicos que tanto me ajudaram”, disse Rafa.
Depois de cinco anos na base, conquistando títulos e se destacando nas demais categorias – Sub-15 e Sub-17 – surgiu o convite para integrar a equipe profissional. De 2018 até o período atual, ela já atuou em 61 partidas e anotou dois gols – sendo um deles considerado como grande momento na sua carreira.
“Um dos momentos mais marcantes na base foi chegar à final do primeiro Campeonato Paulista Feminino Sub-17. Jogamos contra o São Paulo. Vi o Estádio Martins Pereira lotado, torcedores nos prestigiando. Momento maravilhoso. No adulto, o meu primeiro gol como atleta profissional, no jogo contra o Santos, na Vila Belmiro, onde me emocionei demais”, afirmou.
Seleção Brasileira Sub-20
Em outubro de 2019, Rafa Soares foi convocada para período de treinamentos da Seleção Brasileira Sub-20, na Granja Comary, em Teresópolis-RJ. Em 2016, já havia sido chamada para fazer parte do grupo que estava se preparando para o Mundial sub-17, na Jordânia.
“Acredito que toda atleta tenha um sonho de chegar à Seleção Brasileira e comigo não é diferente. É algo que nunca vai sair da minha cabeça. Tudo que vivi lá, todo aprendizado. Todo o esforço sempre é recompensado”, destacou a zagueira.
O ano de 2020 começou com novidade para a atleta. De volante, ela passou a ser zagueira, após conversa com a comissão técnica. Rafa Soares garante que encarou a mudança com naturalidade e conta sobre a sua expectativa no São José.
“Já havia sido testada na posição de zagueira, mas a frequência era jogar como volante. O importante é ajudar o clube, independentemente da posição. Sou muito grata ao São José, porque foi o clube que me abriu as portas. É um time de muita história e quero deixar meu nome aqui. Quero aumentar a minha marca de jogos, gols e ganhar títulos. Estamos treinando fortes e que possamos voltar ainda melhores”, finalizou.
Fonte: Assessoria São José Futebol Feminino