São José dos Campos

Dia D celebra a educação para o trânsito em São José

Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Bumerangues, paródias musicais e apresentações de flash mob deram o tom das atividades educativas do Dia D do Maio Amarelo, realizado nesta quinta-feira (19) em escolas da rede municipal de educação de São José dos Campos.

As ações têm como objetivo despertar a conscientização sobre o tema principal do Movimento Maio Amarelo 2022, “Juntos Salvamos Vidas”.

Certificada como município Laço Amarelo, São José é sede da Campanha Nacional do Movimento e pioneira no projeto Educa, de educação para o trânsito com crianças do 1º ao 9º ano, em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária.

Em uma ação especial do projeto Educa, cerca de 150 alunos da Emefi Mercedes Maria Perotti e outros 40 estudantes de educação infantil da Nei Rio Comprido, ambas da região sul de São José dos Campos participaram de uma atividade interativa por meio de um Flash Mob em parceria com o EducaMob.

Na ação educativa, estudantes do 1º ao 5º ano elaboraram cartazes, desenhos, músicas, apresentações de dança e poemas com o tema segurança viária para apresentar para os mais pequenos que acompanharam tudo da plateia.

E com a criação de um circuito temático viário com placas e semáforos, a equipe do EducaMob em conjunto com agentes da mobilidade e professores do projeto Educa destacaram que boas atitudes no trânsito salvam vidas.

E durante o Flasb mob, o agente da mobilidade, Felipe Navarro deu um recado. “Vamos cuidar da segurança um do outro. Cuidado para atravessar a rua. Parem e olhem para os dois lados da rua, antes de atravessarem e cuidem da segurança dos outros também”, disse.

E eles aprenderam. “O Dia D é um dia para ensinar para os mais pequenos que não se pode andar rápido no carro. Também não podemos ficar sem o cinto de segurança e nem sentar no banco da frente. E sempre que for atravessar a rua, tem que segurar nas mãos dos pais”, disse a estudante da 2ª série, Thailla Rillary Fernandes, 8 anos, do Rio Comprido.

Seu colega Pedro Lucas Santos Ortega, 7 anos, destacou a importância da faixa de pedestre. “Tem que respeitar a faixa de pedestre. Segurar nas mãos dos nossos pais e olhar dos dois lados, antes de atravessar”, disse.

Na Emefi Dom Pedro de Alcântara, na zona sul, um grupo de 40 alunos de 6 a 11 anos fizeram uma paródia com a música “Ilariê da Xuxa”. Na nova versão em vídeo, o semáforo ganhou destaque especial. “Ouça bem esse recado para você que é criança, o semáforo existe para nossa segurança”, diz trecho da música.

A nova letra também destacou a importância do uso do cinto de segurança, que lugar de criança é no banco de trás e que o sinal vermelho é para parar. Acompanhe aqui a nova versão.

Já na Emefi Professora Maria Antonieta Ferreira Payar, no Pinheirinho dos Palmares, todo mundo agitou fitas amarelas e gravou bumerangues em alusão ao tema segurança viária. Eles também fizeram uma “via” para as crianças respeitarem a sinalização de transito.

Mobilização

Ao todo, cerca de 39 mil estudantes do ensino fundamental da rede pública de ensino estiveram envolvidos em atividades interativas com objetivo de responder como tornar o trajeto até a escola mais seguro.

Nas salas de aula da rede municipal, os estudantes participaram de um quiz com perguntas sobre o funcionamento do trânsito e com a meta de tornar o trajeto até suas casas mais seguro. Para isso, eles irão simularam o trajeto de suas casas até a escola com o uso da ferramenta Street View do Google Earth. Por meio da navegação guiada localizaram e visualizaram todo o trajeto até o ambiente escolar pelo Google Maps.

Programação

A programação do Maio Amarelo inclui ainda blitze da Lei Seca nesta sexta-feira (20) e um passeio ciclístico no Urbanova, no dia 29, a partir das 9h. O passeio tem saída programada da portaria do Parque Ribeirão Vermelho, percorrendo as avenidas Maria de Lourdes Friggi, João Paulo 2, Possidônio José de Freitas e Shishima Hifumi, retornando pelo mesmo percurso em um trajeto de cerca de  8 quilômetros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *