Defesa Civil faz palestra em escola para estreitar relacionamento
Foto: Adenir Britto/PMSJC
Caçula de uma família de quatro irmãos, o aluno do 3º ano do ensino médio Bruno Ventura Galvão dos Anjos, 17 anos, mora no Rio Comprido (região sul) e diz que já conhecia a Defesa Civil. “Mas saber a fundo como eles trabalham e tudo que podem fazer foi muito legal. Eu gosto muito de ajudar as pessoas e até já ajudei uma moradora em uma enchente no bairro”, revelou.
Bruno é um dos cerca de 40 alunos, com idades entre 15 e 17 anos, do ensino médio da EE Elmano Ferreira Veloso, no bairro Chácaras Reunidas, que acompanharam atentos, na manhã desta sexta-feira (12), uma palestra seguida de bate-papo, de agentes da Defesa Civil de São José dos Campos. A escola atende um total de 490 alunos do ensino fundamental e médio.
Durante quase duas horas, os alunos puderam ouvir, questionar e interagir com os agentes, que fizeram questão de explicar, em detalhes, cada atividade realizada e a importância do trabalho da Defesa Civil para a população. Tais como, evitar e combater incêndios e queimadas, agir em casos de enchentes e deslizamentos de terra, além de evitar acidentes domésticos e prestar os primeiros socorros.
A atividade de palestra e bate-papo nas escolas é uma iniciativa da Secretaria de Proteção ao Cidadão, da Prefeitura de São José, a quem a Defesa Civil está vinculada, e visa estreitar a relação com a comunidade escolar.
Encontro proveitoso
Diretora da unidade escolar há três anos, Luciana de Fátima Silva afirma que a explanação dos agentes e a conversa mantida com os alunos foi bastante proveitosa. “Acredito que eles gostaram muito da experiência e tenho certeza que as orientações foram essenciais”, enfatizou.
Para a professora de Geografia Carolina Lopes de Oliveira Ramos, o contato e a conversa com os agentes da Defesa Civil foi importantíssimo. “Muitos alunos da escola moram no Rio Comprido, onde há áreas de risco, e já passaram por situações bastante complicadas.” Carolina faz mestrado na área de desastres naturais.
“Por conta do mestrado que realizo acabei conhecendo e me aproximando da equipe da Defesa Civil e como ela já desenvolve esse importante trabalho junto às escolas, decidimos levar para a nossa unidade também. Só não realizamos antes por conta da pandemia”, explicou Carolina.
Trabalho voluntário
A Prefeitura intensificou a aproximação com a comunidade por meio do trabalho desenvolvido pela Defesa Civil, visando prevenir calamidades e salvar vidas. Retomou a distribuição de cartilhas à população nas feiras-livres com dicas e cuidados que devem ser tomados no dia-a-dia. Também disponibilizou no site da Prefeitura o cadastro on-line para que interessados em ser voluntários da Defesa Civil.
A unidade de São José da Defesa Civil conta com 25 agentes e 120 voluntários treinados para a operação. A Prefeitura tem investido na capacitação constante das equipes e na compra de novos equipamentos, carros e uniformes para aprimorar cada vez mais o atendimento à população.
Os telefones de emergência para a comunicação de incêndios e ocorrências ligados à Defesa Civil são o 193 (Corpo de Bombeiros) e 190 (Polícia Militar – Cabine da Defesa Civil).