Defesa Civil conclui preparativos para simulado de escorregamento
Foto: Adenir Britto/PMSJC
Tudo pronto para a realização do simulado sobre escorregamento, coordenado pela Defesa Civil de São José dos Campos. Uma reunião na quarta-feira (27) com todos os órgão envolvidos definiu os últimos detalhes para o exercício, que acontece nesta sexta-feira (29).
As pessoas que que vão acompanhar o simulado devem chegar às 10h. Meia hora depois, às 10h30, o local estará interditado para o trânsito. Toda a operação será feita na Estrada Juca de Carvalho, 256, Alto da Ponte.
Ao todo, mais de 50 pessoas vão trabalhar no simulado. Participam do exercício a Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar (com o helicóptero Águia), Sabesp, EDP e as secretarias municipais de Proteção ao Cidadão, Mobilidade Urbana, Saúde, Apoio Social ao Cidadão, Educação, Esportes e Manutenção da Cidade.
Roteiro
O simulado prevê um desastre em uma noite de chuva forte, com escorregamento de terra que provoca a queda de uma casa. Um pessoa chega ao local e entra em desespero porque a família ficou soterrada. Os vizinhos acionam os serviços de emergência da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.
A partir daí começam as ações de resgate, remoção das famílias de duas casas vizinhas para abrigos públicos e todos os desafios que a situação apresentar. Os feridos são levados para hospitais, um deles por helicóptero. Tudo foi planejado para garantir que não haja risco aos voluntários.
Plano
O simulado será feito para o acionamento do Plano de Contingência, que reúne protocolos de ações para desastres naturais. O plano feito pela Defesa Civil é pioneiro e determina, em detalhes, todas as ações que devem ser feitas pelos órgãos envolvidos, dependendo de cada caso.
Uma equipe de observadores, que inclui agentes da Defesa Civil do Estado, vai acompanhar o exercício, que precisará ser validado posteriormente, conforme prevê o Plano de Contingência.