Curso de Formação da GCM chega à reta final após 5 meses
Foto: PMSJC
Os novos Guardas Civil Municipais, contratados no início deste ano pela Prefeitura de São José dos Campos, já estão prontos para a missão de proteger e servir, como integrantes efetivos da corporação.
No próximo dia 22, um grupo de 57 alunos se forma como GCM 2ª classe depois de um treinamento intenso de 990 horas, com aulas teóricas e práticas, iniciadas em fevereiro.
Os alunos estão na reta final do Curso de Formação da GCM – turma 2022, na fase de estágio operacional antes de receberem seus certificados, em cerimônia marcada para o dia 22 de julho, às 19h, no Cefe.
Visita ao CSI
Nesta semana, o grupo se dividiu em turmas para conhecer todo o funcionamento do CSI (Centro de Segurança e Inteligência), instalado pela Prefeitura e que já é referência no combate à criminalidade em São José.
No CSI eles conversaram com Guardas Municipais que trabalham no atendimento às ocorrências registradas pelas câmeras inteligentes 24 horas, em tempo real.
“Está sendo uma experiência excelente. Vimos como o uso da tecnologia ajuda a combater o crime, com resultados importantes. É honroso fazer parte do funcionalismo público de uma cidade que investe em evolução. O CSI é um aliado importante da GCM”, afirmou Matheus Augusto Flausino, aluno do Curso de Formação da GCM.
Produtividade
Das mais de 700 ocorrências já atendidas no CSI em 15 meses de funcionamento, cerca de 69% ficaram à cargo da GCM. Já foram presos mais de 260 suspeitos ou foragidos da Justiça e mais de 170 veículos roubados ou furtados foram devolvidos para os proprietários.
A GCM de São José tem a aprovação de 81% da população, segundo pesquisa feita pelo Indsat, instituto que mede o grau de satisfação da sociedade com os serviços públicos nos 100 maiores municípios do Estado.