CSI vira referência para empresa que desenvolveu tecnologia
Foto: Adenir Britto/PMSJC
As soluções tecnológicas empregadas no CSI (Centro de Segurança e Inteligência) de São José dos Campos se transformaram em case de sucesso para a empresa que desenvolveu o sistema.
Em evento realizado nesta quinta-feira (17) no Parque Tecnológico a empresa Hikvision, líder mundial em segurança eletrônica, reuniu empresários e autoridades para mostrar as vantagens e a eficiência no modelo implantado em São José dos Campos.
Segundo o gerente de Desenvolvimento de Negócios Verticais da Hikvision do Brasil, Jefferson Timo, o CSI é hoje a principal vitrine da empresa em soluções inteligentes para cidades no Brasil.
“Antes do CSI, tínhamos que levar um cliente interessado em nossos serviços até a China ou até a Europa para conhecer nossas soluções tecnológicas. Hoje, trazemos esse cliente em São José dos Campos e mostramos o CSI”, afirmou Timo durante o evento Cidades Conectadas.
Com 1.000 câmeras inteligentes instaladas, o CSI é referência nacional em monitoramento para aplicação em áreas como Segurança, Mobilidade, Defesa Civil e Ação Social.
Pelo sistema é possível monitorar, por exemplo, o transporte coletivo, os semáforos inteligentes, o fluxo do trânsito e o sistema que controla e informa em painéis as vagas do estacionamento rotativo na cidade.
O Centro de Segurança também vem tendo papel fundamental na redução da criminalidade, agilizando o combate aos crimes e até localizando foragidos da Justiça.
Referência
Além de assistirem às palestras, os participantes do evento tiveram a oportunidade de conhecer de perto o CSI, localizado no Parque Tecnológico, na região leste.
Para Anderson Ferreira, prefeito de Macatuba, município paulista na região de Bauru, a visita foi “inspiradora”.
“São José está à frente de seu tempo e hoje é um exemplo. Nosso município é bem pequeno, cerca de 17 mil habitantes, mas temos, sim, a intenção de implantar soluções tecnológicas, até porque temos um efetivo de segurança reduzido”, afirmou.
Representantes da Prefeitura de Cachoeira Paulista, os secretários de Segurança e Mobilidade, Alexandre Hummel, e de Desenvolvimento, Paulo Orlandeti, também elogiaram o sistema inovador implantado no CSI. “Achei absolutamente fantástico tudo que vi”, disse Orlandeti.
Segundo Hummel, existe a possibilidade de um consórcio de municípios vizinhos para a implantação do modelo adotado em São José. “Seria mais viável economicamente”.
Cidade Inteligente
O CSI também está inserido dentro do processo de certificação de São José dos Campos como Cidade Inteligente.
A certificação está a cargo da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) com base em três normas internacionais NBR ISO (International Organization for Standardization).
São José será o primeiro município brasileiro a obter o selo de Cidade Inteligente, Sustentável e Resiliente, de acordo com as normas internacionais.
Apenas 79 cidades no mundo possuem essa certificação. O processo de validação pela ABNT deve ser concluído nos próximos 15 dias.