Geral

Contagem regressiva para lançamento do satélite Amazonia1

Foto: Divulgação

Faltam apenas dois dias para o lançamento do satélite Amazonia 1 a partir da da cidade de Chennai, na Índia, pelo veículo lançador PSLV (Polar Satellite Launcher Vehicle).

O lançamento está previsto para a madrugada de domingo, às 1h54, horário de Brasília.

O Amazonia 1 é o primeiro satélite de sensoriamento remoto totalmente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil. O programa está sendo conduzido pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em parceria com a Agência Espacial Brasileira.

O embarque do satélite para a Índia foi realizado no último dia 22 de dezembro a partir do aeroporto de São José dos Campos. Ao todo, foram necessários 52 contêineres especiais para transportar com segurança os módulos do satélite, que pesa 638 kg.

De acordo com as últimas informações da equipe de trabalho do INPE na India, no último dia 19 de fevereiro, o Amazonia 1 foi transportado para a torre de lançamento e integrado ao quarto estágio do lançador PSLV.

Também já foram intregrados outros três satélites. O Amazonia 1 será colocado numa órbita Sol síncrona com altitude média de 752 km acima da superfície da Terra.

Todas as atividades planejadas estão sendo executadas conforme o cronograma e foram concluídas com sucesso, de acordo com o INPE.

A missão

O Amazonia 1 é primeiro satélite de observação da Terra projetado e desenvolvido integralmente no Brasil e faz parte da chamada Missão Amazônia, criada para fornecer dados de sensoriamento remoto para observar e monitorar o desmatamento, especialmente na região amazônica. A missão também vai monitorar a agricultura em todo o território nacional com alta taxa de revisita, buscando atuar em sinergia com os programas ambientais existentes.

Esse será o terceiro satélite brasileiro de sensoriamento remoto em operação junto ao CBERS-4 e ao CBERS-4A. Esses dois últimos foram desenvolvidos pelo Brasil em parceria com a China.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *