Conclusão das gravações do Curta Documentário “Mov.Cine: Reciclagem 360º” e preparações para o pré-lançamento no Festival Mov.Ocupa
No mês de outubro, as captações de imagens para a produção do curta documentário Mov.Cine: Reciclagem 360º chegaram ao fim, trazendo à tona uma narrativa poderosa sobre os ciclos de consumo e gestão de resíduos em Pindamonhangaba.
A primeira fase das gravações, realizada em setembro, foi marcada por entrevistas valiosas com catadores de materiais recicláveis e lideranças de cooperativas de reciclagem da região. A equipe também conversou com responsáveis pela coleta e destinação de resíduos nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e estabeleceu diálogos com o chefe da divisão da Vigilância Epidemiológica (SMS), Leonardo Martuscelli, e com a então secretária de Meio Ambiente de Pinda, Maria Eduarda San Martin, uma das grandes incentivadoras do projeto; que adicionou importantes contextualizações às filmagens.
Além disso, a equipe capturou imagens externas vibrantes, registrando não apenas o trabalho dos catadores, mas também fotos e vídeos de ambientes diversos no município, incluindo tomadas aéreas feitas com drone.
Em outubro, a segunda fase de gravações trouxe novas vozes ao projeto, com uma entrevista impactante com Gustavo Faria, Gerente Sênior de Negócios de Metal da Novelis; empresa líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio e que, em Pinda, mantém o maior Complexo Integrado de Laminação e Reciclagem de Alumínio do mundo.
As gravações também contaram com mais cenas externas e a participação de Carolina Pires, roteirista e narradora do documentário, que apresentou dados importantes sobre as temáticas abordadas e um olhar sensível à narrativa.
Atualmente, o curta está em fase de montagem. Seu pré-lançamento acontecerá no dia 21 de novembro, no Auditório da Prefeitura de Pindamonhangaba, dentro da cerimônia de abertura do Festival Mov.Ocupa: Arte pelo Clima; um evento multicultural, realizado pelo Instituto Sabiá junto ao Ministério da Cultura, que promete ser um marco nas ações de conscientização dos cidadãos e na promoção de práticas conscientes de consumo e gestão de resíduos na região, unindo arte, música e economia circular como ferramentas de engajamento e transformação de realidades.
O Mov.Cine: Reciclagem 360º é um projeto audiovisual com incentivo da Lei Paulo Gustavo – Edital 1/2023, viabilizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Pinda. Uma iniciativa de Larissa Néri, que resulta de uma construção colaborativa desta com o Instituto Sabiá e participantes da Rede Mov.Cicla. O documentário visa disseminar informações e engajar a população em práticas conscientes de consumo e gestão de resíduos e colaborar com a implantação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, em especial o 12 “Consumo e produção responsáveis”, na cidade.
O roteiro foi desenvolvido de forma colaborativa a partir de um profundo reconhecimento do território e de oficinas de produção audiovisual realizadas com a equipe de agentes comunitários de saúde e educadores do município. Tem como objetivo chegar à população de Pinda e região por meio de cineclubes, exibições em unidades de saúde, instituições educacionais e eventos culturais como o Festival Mov.Ocupa; além da disponibilização para streaming online, garantindo acesso gratuito esse produto cultural e educativo para toda a população.
Quer saber mais sobre o projeto? Deixe seu comentário e fique atento às novidades que serão compartilhadas nas redes sociais de Larissa, do Programa Mov.Cicla e do Instituto Sabiá. Este é um convite para todos se unirem a essa causa vital!
https://movcicla.eco.br/ | Instagram @movcicla
https://sabia.org.br/ | Instagram @instituto_sabia | Facebook @institutosabia