Composta Pinda realiza primeira oficina e entrega de composteiras
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou no dia 30 de novembro, no Parque da Cidade, o evento Composta Pinda, com oficina e entrega das composteiras aos contemplados pelo programa.
A oficina forneceu demonstrações e esclarecimentos sobre a montagem da composteira, a seleção dos materiais orgânicos para a compostagem, a manutenção do sistema e a utilização do composto produzido, além disso, os participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas.
Em seguida, foi realizada a entrega das composteiras e dos kits de compostagem aos 50 contemplados pelo Programa, que serão responsáveis pelo correto uso e zelo com as composteiras em suas residências e, ainda, contarão com suporte técnico remoto, onde poderão encaminhar as dúvidas ao técnico responsável, durante o período de duração do programa.
O funcionário público Rafael Marcondes Marçon foi um dos contemplados com uma composteira. “Achei muito interessante fazer parte deste programa porque é a oportunidade da gente fazer a nossa parte na questão ambiental. A participação me permitirá realizar a reciclagem do lixo orgânico produzido em casa, além da produção de fertilizante orgânico, que usarei nas minhas plantas e horta”, disse.
“Nesta segunda edição do programa, a procura foi maior, um indicativo de que estamos conseguindo alcançar cada vez mais munícipes, incentivando a redução do descarte de orgânicos e estimulando a consciência ambiental”, disse a diretora de Programas e Projetos Ambientais e Sustentáveis, Ione de Almeida Barbosa.
“O programa “Composta Pinda” tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da compostagem como uma forma de reduzir o volume de resíduos e de contribuir para a sustentabilidade. A proposta é inovadora e demonstra o compromisso do município e da população com um futuro mais sustentável com menos resíduos”, destacou o secretário interino de Meio Ambiente, Alexsander Rosa Carvalho.