Com um ano, CSI é referência nacional contra o crime
Foto: Claudio Vieira/PMSJC
O uso da tecnologia aplicada a programas de segurança pública veio para ficar. Com um ano de implantação pela Prefeitura de São José dos Campos nesta quarta-feira (6), o Centro de Segurança e Inteligência revolucionou o combate ao crime na cidade, com rapidez e eficiência.
O CSI completa um ano tendo alcançado alguns dos principais objetivos, de contribuir significativamente para a redução da criminalidade e de ampliar e integrar bancos de dados vinculados à segurança.
São José possui hoje as menores taxas criminais dos últimos 20 anos, segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Hoje o CSI tem acesso a bancos de dados de pessoas e veículos tanto do Estado (pelo Detecta) como do Brasil (com o Córtex, do Ministério da Justiça), todos integrados em um sistema inteligente.
Em 12 meses, já são mais de 140 suspeitos detidos e mais de 100 carros furtados ou roubados que foram devolvidos aos seus donos depois de serem flagrados pelas mais de mil câmeras espalhadas pela cidade. São mais de 500 ocorrências em São José, entre elas a prisão de foragidos da Justiça de diferentes estados do país.
A consolidação do CSI como referência nacional no uso da tecnologia e inteligência na prestação dos serviços à população já é uma realidade. Nesse primeiro ano, mais de 500 pessoas visitaram o Centro, que fica no Parque Tecnológico, e mais de 60 comitivas de outras cidades e estados vieram conhecer o sistema inteligente de monitoramento da cidade em tempo real.
Além da segurança
Mas a eficiência do CSI vai além do uso na segurança pública. Estão instalados no Centro representantes de todas as forças de segurança, agentes da Mobilidade Urbana, equipes da Defesa Civil e do Apoio ao Cidadão. O trabalho é totalmente integrado por meio do Programa São José Unida.
O acesso à tecnologia do CSI também não fica restrito ao prédio. A Prefeitura disponibilizou mini centrais do CSI nas sedes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal.