Cobra Jararaca é capturada na região central de Pinda
Foto: Divulgação
Uma cobra venenosa foi capturada pela equipe de Defesa Civil de Pindamonhangaba na tarde desta quinta-feira (18) na região central da cidade. A ocorrência foi recebida pelo telefone 199 informando sobre a presença do animal peçonhento, na rua Dr. Campos Sales, próximo à Igreja Assembleia de Deus e Estação do Mel.
Rapidamente a equipe se deslocou para o local para fazer a captura da serpente. Segundo o diretor Michel Cassiano, a espécie não é comum nesta região da cidade, mas provavelmente deva ter surgido pela galeria e águas pluviais, ambiente que este tipo de espécie acaba encontrando sua principal fonte de alimentação que são os ratos.
A jararaca-da-mata é uma serpente de até 1,6 m, encontrada no Brasil (da Bahia ao Rio Grande do Sul) e também é conhecida por jararaca-do-campo, jararaca-do-cerrado, jararaca-dormideira, e jararaca-preguiçosa. Sua cor é marrom com amarelo escuro com rajas pretas.
“Trata-se de um animal muito perigoso, que prepara o bote ao ver se aproximar qualquer ser. Suas mordidas respondem por cerca de 90% do total de acidentes com humanos envolvendo serpentes e seu veneno pode provocar lesões no local da mordida, tais como hemorragia e necrose que podem levar, em casos mais graves, a amputações dos membros afetados”, explicou Michel.
Segundo ele, o animal vive em ambiente preferencialmente úmido, como beira de rios e córregos, onde também se encontram rato e sapos.
A proprietário do estabelecimento comercial que solicitou o atendimento agradeceu a agilidade e eficiência da Defesa Civil que em menos de 10 minutos já estava no local.
A Defesa Civil de Pindamonhangaba orienta que em caso de acidentes não é recomendável fazer:
– Não amarrar o membro ferido, pois pode complicar a circulação do sangue, causando necrose.
– Não cortar o local da picada, o corte pode aumentar o risco de infecção no local, além de poder causar hemorragia.
– Não chupar o local da picada, após a inoculação é impossível retirar o veneno.
– Não colocar pó de café, ervas ou querosene no ferimento, isso pode provocar infecção no local.
Em caso de urgência e emergência a Defesa Civil deve ser acionada pelo telefone 199.