Lazer

Cia. Quase Cinema comemora 20 anos de Teatro de Sombras com apresentações em Ubatuba

A Cia Quase Cinema, uma das mais destacadas companhias de Teatro de Sombras do país, apresenta os espetáculos “SomBRáfrica” e “O Segredo da Chuva” no Teatro Municipal de Ubatuba nos dias 18 e 19 de fevereiro, com entrada gratuita. A Cia. Quase Cinema comemora 20 anos de existência com a circulação dos espetáculos e celebra o Teatro de Sombras, linguagem que baseia a companhia. O contato direto com o público é também uma de suas maiores vertentes, aproximação reforçada nesta circulação, que passa por 15 cidades com programação gratuita e aberta a todos os públicos.

A peça “Sombrafica” versa sobre a diáspora africana, mistura dança, ritmos e imagens, mostrando o protagonismo da cultura afro-brasileira na formação da nossa alma e revelando os caminhos que o Teatro de Sombras contemporâneo vem trilhando no Brasil. Já a peça “O Segredo da Chuva” é baseada no texto do escritor indigena Daniel Munduruku e conta a história do menino Lua, que com sua força e coragem, salva seu povo da destruição ambiental, fruto das mudanças climáticas. Ambas são produções da companhia que trazem em sua essência muito do que é a Cia. Quase Cinema: Um grupo que relembra e traz através do teatro a relação com a natureza, com a ancestralidade e o legado que pode ser passado para as próximas gerações através da contação de histórias.

O potencial deste impacto se dá no Teatro de Sombras com um tanto de magia e de comunhão com públicos diversos, de todas as idades e em todas as esferas, sendo estas apresentações possíveis tanto nos palcos fechados como nos palcos das ruas pelas cidades onde passam. “Nossa pesquisa vem da vontade de ir para a rua com as sombras, vivenciar o risco de estar entre a vida urbana, criar performance de sombras gigantes projetadas na arquitetura. Esta aventura se desdobrou em espetáculos que incorporam a cidade como parte da obra.” conta Ronaldo Robles, co-criador da Cia. Quase Cinema. “Viajamos para festivais no Brasil e no mundo, adquirimos uma sede em Taubaté, iniciamos o Festival Internacional de Teatro de Sombras há 11 anos e o Centro de Estudo das Sombras em parceria com a Universidade de Brasília. Dentre as mais recentes conquistas, nos apresentamos na África e para crianças nos campos de refugiados na Europa”.

Produtor e criador das peças junto com Silvia Godoy, Ronaldo destaca ainda: “Celebrar com o público é o principal. As pessoas são o motivo que nos faz prosseguir pesquisando, porque a poesia só se concretiza no outro.” É para esta aproximação que são criadas as oficinas, atividade constante no percurso da Cia. Quase Cinema. Na programação de comemoração de 20 anos de companhia, os encontros serão para o compartilhamento do fazer do Teatro de Sombras para crianças, professores e artistas interessados na técnica. A Circulação celebra os 20 anos desta jornada ininterrupta da companhia e propõe uma imersão ao universo do teatro de sombras feita a partir de suas pesquisas e aprofundamentos.

 

SOBRE O TEATRO DE SOMBRAS

 

“As sombras remetem ao primitivo, ao mundo dos sonhos e isso convida tanto crianças como adultos ao encantamento. O teatro que pesquisamos é para alegrar, encantar, refletir e falar sobre nossa vida, nossa humanidade e convidar o espectador a sonhar.”

Espetáculo “SomBRáfrica”
18 de fevereiro, terça-feira, às 20h

Espetáculo “O Segredo da Chuva”
19 de fevereiro, quarta-feira, às 15h

Local: Teatro Municipal de Ubatuba
(Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto)
Praça Exaltação à Santa Cruz, 22
Centro – Ubatuba/SP

Entrada gratuita – Reservas realizadas na bilheteria com até 10 minutos de antecedência

Maiores informações em instagram.com/ciaquasecinema/

Conheça uma das linguagens teatrais mais pujantes e surpreendentes da atualidade através do site da Cia Quase Cinema: www.ciaquasecinema.com

Espetáculo “O Segredo da Chuva”

Adaptação do livro de Daniel Munduruku em Teatro de sombras

 

Sinopse: O Menino Lua, vendo seu povo sofrer pela falta da chuva, decide salvar a floresta. A destruição ambiental, provocada pelas mudanças climáticas, afetam a vida e alguma coisa tem que ser feita antes que seja tarde demais.

Duração: 45 minutos

Classificação Livre | Recomendado para crianças de 7 a 12 anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximos Eventos