CEPATAS realiza 288 castrações de animais em dois dias
O Centro de Proteção e Atendimento aos Animais (CEPATAS) de Pindamonhangaba está realizando a primeira campanha de castração gratuita em cães e gatos de 2025. Nos dois primeiros dias de ações o órgão já realizou 288 castrações. A meta para 2025 é ultrapassar 5 mil castrações.
As castrações são realizadas no Castramóvel para animais previamente cadastrados e nesta fase acontecem em dois locais diferentes. Nos dias 20 e 21 aconteceu no Centro Comunitário do Bosque; e nos dias 22 e 23, a ação será no Centro Comunitário Mogno, do Bem Viver.
Em média são disponibilizadas 300 vagas para cada bairro para a castração de animais, com meta de 150 castrações por dia. Nos dois primeiros dias de castrações, o CEPATAS contabilizou 288 operações e poucas faltas, demonstrando a importância da população respeitar o agendamento e, acima de tudo, preservar a saúde de seus animais.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Patrícia Amadei, esteve presente no evento e ressaltou a importância da ação para a saúde animal, pois a castração é uma prática essencial para preservar e melhorar a qualidade de vida dos animais. Patrícia, que tem um carinho enorme por sua cadela Antonieta, destacou questões como posse responsável e cuidados básicos, porém essenciais que os animais devem receber.
Entre o público da castração estava Priscila Maria Salomão, proprietária do Táxi Pet do Snoopy, que não apenas apoia as ações do CEPATAS, como também facilita o transporte dos animais de estimação da comunidade. Para ela, “a castração é uma questão de amor e carinho pelo animal. Precisamos levar a conscientização para mais pessoas, porque muitos pensam que castração é só para não ter filhotes. E não é só isso. É para o seu animalzinho não ter doença também. Deste modo, é necessário, tanto para a saúde animal quanto para a saúde pública”.
Para Cainan Freitas, que levou seu cachorro Zeus, mas é tutor também de Atena, Eros, Dante e Vênus, também castrados no CEPATAS, “a iniciativa diminui os riscos de mais filhotes serem abandonos na rua. Além disso, o CEPATAS dá mais acessibilidade para a população. Clínicas veterinárias podem cobrar valores que nem todo mundo tem condições de pagar e no CEPATAS tudo é gratuito”.
A responsável pelo CEPATAS, Andrea Louzada, expressou sua satisfação com o sucesso da campanha, “Ficamos felizes quando a população entende a importância da castração e, principalmente, de comparecer no dia e horário agendados”.