Centro Dia oferece consultas médicas à distância para idosos
Foto: Charles de Moura/PMSJC
Idosos do Centro Dia da Casa do Idoso recebem acompanhamento medico à distância durante a pandemia. O atendimento remoto tem sido importante para esse público, que tem algum tipo de dependência e dificuldade de deslocamento.
De março a dezembro de 2020, a equipe de geriatras das quatro unidades da Casa do Idoso realizou mais de 3 mil consultas por telefone ou pela internet. Somados aos atendimentos remotos feitos por outros profissionais, o número chega a 31.832.
Os idosos também recebem em casa alimentação e cuidados durante o expediente da unidade.
“Minha mãe tem demência devido a um AVC e toma remédio para ansiedade. Ela estava muito agitada, liguei na Casa do Idoso e o geriatra me orientou por telefone sobre o que fazer. Só tenho a agradecer por essa atenção com ela”, disse Maurício Douglas da Silva, de 42 anos.
A mãe dele, Maria Aparecida da Silva tem 66 anos e faz parte de grupo de risco da covid-19. Tirá-la de casa neste momento para uma avaliação médica seria arriscado.
“Os outros profissionais ligam sempre para saber como minha mãe está. Assistente social, psicóloga, terapeutas, todos entram em contato”. Maria Aparecida está inserida no Centro Dia da Casa do Idoso Sul, serviço que atende idosos semidependentes.
Retomada
Por conta da pandemia do novo coronavírus, as atividades presenciais nas Casas do Idoso ainda não têm previsão de retomada.