Cemitérios de Pinda se preparam para visitas no fim de semana do Dia das Mães
Os cemitérios municipais de Pindamonhangaba já estão organizados para receber o público durante o fim de semana do Dia das Mães. Tanto o Cemitério Central quanto o do distrito de Moreira César terão funcionamento normal e seguirão orientações específicas para garantir segurança e organização durante o período.
No Cemitério Central, o funcionamento será das 7h às 17h, com entrada permitida até as 16h40. A administração do local recomenda que os visitantes se programem para chegar com antecedência, evitando tumultos e permitindo uma visita tranquila. Segundo o gestor do local, Antônio Carlos de Melo, muitas pessoas costumam chegar próximo ao fechamento dos portões, o que dificulta o encerramento das atividades. “Quem entra no limite do horário acaba tendo pouco tempo para a visita. Por isso, é importante se organizar”, alertou.
Ainda de acordo com o gestor, não há restrição de datas para que as famílias realizem manutenção nos túmulos, com exceção do feriado de Finados. No entanto, a recomendação é que as obras ou intervenções sejam concluídas até o dia 4 de maio, para que a semana que antecede a data comemorativa seja reservada apenas para limpezas gerais. A capela do cemitério também ficará aberta no mesmo horário de funcionamento dos portões.
O cemitério de Moreira César, por sua vez, funcionará das 8h às 12h e das 13h às 17h. No local, não há horário limite para entrada dos visitantes. Como a estrutura é composta por lóculos, não há necessidade de manutenção por parte das famílias. A principal orientação é sobre o uso de velas: não é permitido acendê-las em frente aos lóculos, sendo o cruzeiro o único local destinado a essa prática.
“Reforçamos a importância de não levar vasos ou recipientes que possam acumular água, priorizando os que possuem furos para escoamento ou o uso de areia, contribuindo para o combate ao mosquito da dengue. Também é recomendado que, nos casos em que o visitante não saiba a localização exata do túmulo, leve o nome completo da pessoa falecida e a data do falecimento para facilitar a busca junto à equipe responsável”, explicou o secretário de Governo e Serviços Públicos, Thiago Magrão.