São José dos Campos

Casa Limpa recolhe 2,1 toneladas de materiais na região sul

Foto: Claudio Vieira/PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos recolheu nesta quarta-feira (10) um montante de 2,1  toneladas de materiais inservíveis no Jardim Morumbi e adjacências, na região sul. Essa é mais uma atividade da Operação Casa Limpa, realizada pela 16ª vez na cidade, cujo objetivo é eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti.

Pela manhã e no início da tarde, os caminhões retiraram pneus, latas, potes, garrafas, plásticos, lonas, louças sanitárias, baldes, tambores, piscinas desmontáveis. Agentes de combate a endemias haviam passado nas casas na segunda (8) e terça-feira (9) e orientado a população a descartar objetos que possam acumular água, o que pode facilitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue e outras arboviroses, como zika e chikungunya.

Iniciada em outubro de 2019, a Operação Casa Limpa retirou 39,5 toneladas de materiais no total. A iniciativa visa combater a dengue. Neste ano, o município registrou 22 casos positivos da doença.

Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Mosquitófago

No último dia da campanha, um estande foi montado na praça em frente da UBS do Morumbi, com realização de atividades educativas e distribuição de folhetos informativos. A presença do mosquitófago inflável chamou a atenção dos moradores e agradou as crianças.

“É importante as pessoas participarem para ter ciência do perigo que é a dengue e, assim, tomarem as devidas ações contra os criadouros”, afirmou Anderson Mendes, que levou o filho de 3 anos, Henrico, para participar da ação lúdica.

Voltando de um atendimento na UBS, Victor, de 7 anos, e a mãe, Hosana Abrantes, pararam para interagir com os educadores do estande. “As pessoas precisam ter consciência do lixo que estão acumulando”, disse ela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *