São José dos Campos

Casa do Idoso ganha novos adeptos das atividades à distância

Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, as quatro unidades da Casa do Idoso têm usado muita criatividade e empatia para continuar assistindo os idosos à distância. A dedicação valeu a pena, os serviços estão chegando inclusive àqueles que não frequentavam o programa.

É o caso da Antônia Aparecida Dias, 71 anos, moradora do Jardim da Granja, região sudeste. Apaixonada por artesanato, ela frequentava as oficinas do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Parque Santa Rita. Como a suspensão das atividades presenciais em grupo, ela continuou se dedicando, porém sozinha e em casa até que uma amiga informou que a Casa do Idoso entrega kits de atividades em casa para os atendidos.

Ela fez contato com a Casa do Idoso Centro e foi inserida no atendimento para receber os kits de artesanato. Desde então, recebe as atividades toda segunda-feira para que possa realizar durante a semana. Para ela, esse cuidado fez toda a diferença. “Fico muito feliz quando eles vêm aqui. Fico em casa para recebe-los. Eles são muito carinhosos e trazem muita alegria”.

Preparação

Esse carinho que a idosa sente nas visitas é reflexo do empenho da equipe que prepara os kits. Cada kit vai com peças para montagem, além de um passo a passo para que a idosa possa fazer tudo em casa.

Em 10 meses, as Casas do Idoso entregaram mais de 11 mil atividades

Frequência

Os idosos que frequentavam os centros de convivência da Casa do Idoso continuam fazendo as atividades físicas por meio das lives promovidas pelos profissionais via Facebook. De janeiro a dezembro de 2020, o volume de envolvimentos, comentários e compartilhamentos, visualização de foto ou vídeo ou clique em links, ultrapassou 400 mil.

Durante o funcionamento habitual, as quatro unidades atendem juntas cerca de 6 mil idosos por mês.

Para a Maria Inês Monteiro, de 61 anos, que mora no Jardim Valparaíba, na zona leste, as atividades pela internet garantiram não só a continuidade das aulas, mas também a intensificação da rotina de exercícios. “Quando a Casa do Idoso aqui da Vista Verde estava aberta, eu participava, mas não podia ir todos os dias. Agora acompanho as aulas todo dia de manhã e ainda faço minha caminhada a tarde”, completou.

Aula de alongamento coordenada pelo professor Denis Silva

Para o professor Denis Silva, a internet é uma ferramenta primordial. “Preparar e ministrar essas aulas online é extremamente importante, principalmente neste momento em que os idosos, que são considerados o público de risco, necessitam de maior cuidado com a sua saúde”.

Serviço

O atendimento adaptado feito pela Casa do Idoso durante a pandemia é destinado aos idosos já assistidos pelas unidades.
No entanto, a inclusão de novos atendidos em serviços específicos pode ser feita mediante avaliação.
A participação nas atividades online é livre e fica disponível para toda a população nas páginas do Facebook:

Casa do Idoso Centro
Casa do Idoso Norte
Casa do Idoso Leste
Casa do Idoso Sul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *