Caraguatatuba é contemplada em programa para investimentos em infraestrutura turística e fortalecimento da economia
A cidade de Caraguatatuba foi uma das cinco cidades do Estado de São Paulo contempladas pelo Investe Turismo, um programa do Governo Federal que selecionou 30 rotas turísticas estratégicas no Brasil, que englobam 158 municípios das 27 unidades da Federação. O investimento inicial será de R$ 200 milhões.
O lançamento do evento contou com a presença do prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, que esteve representando as cidades do consórcio que fazem parte do Circuito Litoral Norte (Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba e Bertioga), selecionadas pelo programa. Junto com o prefeito, estavam os secretários municipais Rodrigo Tavano, Cristian Bota e representantes do comércio: Sávio dos Santos, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba; Wilson de Oliveira, presidente da Associação dos Hotéis e Pousadas e Sandra Abril, presidente do Comtur – Conselho Municipal de Turismo.
O lançamento do programa Investe Turismo reuniu representantes do Estado, Deputados, Vereadores e Prefeitos, além do diretor técnico do SEBRAE, Ivan Hussni, do presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Gilson Machado Neto e do secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Aluizer Malab, que falou sobre o programa e destacou a importância da gestão compartilhada para o setor se desenvolver. “O Brasil tem essa potencialidade e é preciso ter uma estratégia de promoção. A gente precisa ter serviços, entrega, promoção, valorizar nossos patrimônios mundiais. É isso a que se propõe o Investe”, afirmou.
Em sua fala, o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, destacou a importância da qualificação da mão de obra e a responsabilidade em reunir a governança, cidadãos e instituições e estimular a vontade de desenvolver o turismo nas cidades. “É bom termos o respaldo dos Governos Estadual e Federal, Embratur e do SEBRAE, que já é um grande parceiro da nossa cidade. Temos conseguido investir em estrutura com as verbas do DADETUR, mas nosso grande foco é preparar nosso receptivo. Nos últimos dois anos, em parceria com o SEBRAE, nós formamos 180 empresário, sendo a maioria ligados ao trade, pois sabemos que o turismo é uma grande fonte de geração de emprego e renda para a população”, destacou.
Na ocasião, Aguilar Junior agradeceu também a visita da coordenadora geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo, do Ministério do Turismo (Mtur), Ana Carla Moura, que esteve na cidade conhecendo seus atrativos turísticos.
As cidades elegeram um coordenador de rota para fazer a interface entre o SEBRAE, Governo Estadual, Federal e Embratur.
Sobre o programa:
As rotas turísticas selecionadas receberão ações organizadas em quatro linhas de trabalho que vão desde o fortalecimento da governança, por meio de uma agenda estratégica entre setor público e privado; melhoria dos serviços e atrativos turísticos, com foco especial nas micro e pequenas empresas; marketing e apoio à comercialização, por meio de campanhas, produção de inteligência mercadológica e participação em eventos estratégicos; até a atração de investimentos e o apoio ao acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento.