São José dos Campos

Campanha de segurança viária foca nos jovens com menos de 30 anos

Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Trânsito combina com o quê? Combina com gente que sabe das coisas e respeita as regras de trânsito.
Com esse mote, a campanha do programa Laço Amarelo, deste mês de março, nos leva a refletir sobre as boas práticas em busca de um trânsito mais seguro, com peças publicitárias que enfatizam a importância de boas condutas, como o uso de cinto de segurança e a proibição do uso do telefone celular ao dirigir.
Neste mês, especialmente, a campanha preparou textos e podcasts focados nos jovens com menos de 30 anos, que estão entre as principais vítimas de trânsito no país.
Desde o ano passado, São José dos Campos aderiu ao programa Laço Amarelo do Observatório Nacional de Segurança Viária, que tem como objetivo propagar ações de conscientização sobre segurança viária pautadas pelo SNT (Sistema Nacional de Trânsito). Neste ano, o lema geral é: Juntos, Salvamos Vidas!.

Investimento em educação 

Desde 2017, a Prefeitura de São José dos Campos investe em campanhas educativas, como o programa Sinal de Gentileza, e realiza diversas ações de segurança no trânsito, com orientação aos pedestres, ciclistas e motoristas, para a prevenção de acidentes.
Entre os parceiros nestas ações educativas estão as polícias rodoviárias Federal e Estadual, que também realizam ações de fiscalização, como as blitez da Lei Seca. Em 2021, cerca de 180 mil pessoas foram abordadas em ações educativas de fiscalização.
Neste ano, já foram realizadas 41 ações educativas e de fiscalização com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do trânsito seguro. Mais de 17 mil pessoas foram abordadas em ações como a Operação Volta às Aulas, Ação Pedestre, Ação Ciclistas, além de quatro blitze realizadas em parceria com as polícias rodoviárias Federal e Estadual.
A Prefeitura de São José dos Campos também implantou, de forma piloto, um projeto de educação para o trânsito em dez escolas da rede municipal por meio do programa Educa. Ao todo 6.300 alunos do 1º ao 9º ano têm a disciplina de educação para o trânsito.
O Educa é um programa inédito no país, possui um conteúdo baseado na legislação brasileira e está alinhado com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular de Educação).
Além do poder público, empresas e a sociedade civil organizada também podem aderir ao programa Laço Amarelo. Mais informações podem ser consultadas diretamente com o ONSV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *