Geral

Caeb retoma atividades culturais presenciais com apresentação do grupo Yaqin Ensemble

Para celebrar o retorno das apresentações culturais presenciais, o Centro Ambiental e Artístico Cultural Edoardo Bonetti (Caeb) convida o grupo de arte étnica e oriental Yaqin Ensemble para abrir o ciclo de palestras e concertos do Projeto Mouseia, no dia 27 de maio (sexta-feira), às 19h30.

Formado por quatro músicos e uma bailarina, o grupo Yaqin Ensemble realizará uma palestra e um concerto de música e dança árabe na sede social do Caeb, localizada no Jardim Torrão de Ouro, em São José dos Campos/SP. Para confraternizar essa retomada das atividades presenciais, ao final do concerto haverá um coquetel.

O convite para a abertura do Projeto Mouseia 2022 é solidário: parte do valor será revertido em convites para jovens estudantes participarem gratuitamente do evento.

“Estamos muito felizes em reabrir as portas para receber o público neste primeiro evento presencial pós-pandemia. É uma oportunidade rara de aprender sobre algumas origens da história da música ocidental e de apreciar um belíssimo concerto com música e dança”, destaca Raquel Aranha, Diretora Cultural do Caeb e curadora do Projeto Mouseia.

Sobre o Yaqin Ensemble

Yaqin Ensemble é um conjunto que trabalha a música étnica e oriental, fundindo tradições musicais onde passado e presente se encontram. O grupo utiliza a rica instrumentação do Oriente Médio (oud, saz, nay, riqq, derbak e frame-drum) ao lado do violoncelo barroco e da rabeca brasileira, criando texturas musicais únicas de timbres e melodias. Yaqin, que significa “clara visão”, nasceu do trabalho do pesquisador e multi-instrumentista Mario Aphonso III, produtor de dois discos de música oriental lançados e aclamados mundialmente: Arabesque e Arabesque 2. As composições autorais se utilizam da linguagem musical do oriente, com suas escalas e ritmos (Maqams e Iqaa), fazendo grande uso dos quartos de tom e compassos assimétricos. O grupo é formado por instrumentistas provenientes de diferentes tradições musicais, como a música barroca, música popular brasileira e a música do oriente médio, criando com isso uma linguagem musical criativa e inovadora.

Sobre o Centro Ambiental e Artístico Cultural Edoardo Bonetti (Caeb)

Localizado em São José dos Campos e cercado por rica flora e fauna, o Centro Ambiental e Artístico Cultural Edoardo Bonetti (Caeb) foi inaugurado em março de 2017 com o objetivo de se tornar um núcleo de atividades socioambiental e artístico-cultural. Idealizado pelo casal Edoardo Bonetti e Ema Ely Salomão Bonetti, cujo sonho era transformar um antigo centro de treinamento de executivos num espaço para a pesquisa e difusão de conhecimentos nas diversas áreas culturais, em pouco tempo o Caeb se tornou referência no Vale de Paraíba na promoção de encontros com pesquisadores, realização de concertos com artistas renomados e mobilização da comunidade em torno da arte, da cultura, da saúde e de novas práticas socioambientais. Recentemente, o complexo socioambiental e artístico-cultural foi reconhecido como Ponto de Cultura através da plataforma da Rede Cultura Viva, nos termos da Lei n. 13.018, de 22 de julho de 2014 (Política Nacional de Cultura Viva), e da Instrução Normativa MinC n. 08, de 11 de maio de 2016 que a regulamenta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *