Balança para incubadoras, o futuro do SUS sendo feito hoje
A equipe de pesquisadores do Hospital Municipal desenvolveu a balança para incubadoras – Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Para facilitar o cuidado com recém-nascidos e evitar o manuseio excessivo destes, um grupo de pesquisadores está desenvolvendo uma balança para incubadoras. Este e outros 11 projetos estão em processo de pesquisa e testes no Hospital Municipal de São José dos Campos, Centro de Reabilitação Lucy Montoro e no Hospital Brigadeiro em São Paulo.
Já existe uma balança para incubadoras, porém o objetivo desta nova iniciativa é fazer um equipamento com o custo sete vezes menor, além de ser adaptável para qualquer marca de incubadora e com algumas funções a mais que foram percebidas necessárias pela equipe de pesquisadores.
O dispositivo ajuda na pesagem dos bebês, sendo instalado embaixo do colchão da incubadora. Desta forma, quem for pesar a criança deve apenas levantá-la para que a balança zere e colocá-la novamente no colchão para a pesagem.
Com essa balança não há necessidade de abrir a porta principal da incubadora, o que evita a perda de temperatura. O recém-nascido também passa por menos manuseio, evitando gerar estresse na criança e alteração de pressão sanguínea.
O projeto é uma tese de mestrado da médica Lin Hung Hua, que trabalha no HM, com auxílio do professor doutor Luiz Galvão e do aluno de engenharia biomédica Éric Rocha, ambos da Unifesp. O grupo se vê otimista em relação ao projeto que se iniciou há dois anos. A fase de teste já está ocorrendo e o objetivo é tornar o protótipo em um produto para que possa ser desenvolvido em larga escala.
Ainda em fase de testes e período de pesquisa, o invento é aguardado com otimismo entre os profissionais da medicina. “As inovações na área de saúde são muito pretendidas e podem ser incorporadas ao sistema público, trazendo benefícios à população e diminuição de custos”, afirmou o médico e diretor técnico do Hospital Municipal, Carlos Alberto Maganha.
O Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence é uma unidade da Prefeitura de São José dos Campos gerenciada pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).