Ainda dá tempo de se inscrever para o Festival de Xadrez do Taubaté Shopping
Estão abertas as inscrições para o Festival de Xadrez 2023 do Taubaté Shopping, realizado em parceria com o Circuito vale-paraibano de Xadrez Absoluto, chancelado pelas entidades máximas do esporte CBX e FIDE. O torneio começa na quinta-feira (28), a partir das 19h e a premiação está prevista para às 18h de domingo, 1º de outubro.
Além do título de Campeão Sudeste Amador, os participantes irão concorrer a vagas para a Final do Brasileiro, títulos diretos de Mestre Nacional, movimentação de rating nacional e internacional (CBX/FIDE) e R$ 5 mil reais em prêmios. Serão 7 títulos diretos de Mestre Nacional e 7 títulos diretos de Mestre Nacional Feminino.
Entre a programação, estarão disponíveis mesas livres para o público jogar xadrez durante todo o festival. Paralelo à competição, os clientes e visitantes poderão usufruir de espaço gratuito para conhecer e praticar a modalidade.
Já dentro dos tabuleiros os atletas estarão divididos em Série Ouro e Série Prata. A Série Prata é uma divisão de acesso, onde os jogadores podem participar sem estar federados. Na Série Ouro será diferente, os atletas deverão estar cadastrados e em dia com a Confederação Brasileira (CBX). Ainda na Série Ouro, terá divisão por nível de ranqueamento internacional: Sub2300, Sub2000, Sub1700 e Sub1400.
As inscrições para o campeonato podem ser feitas até o dia 27 de setembro, com o preenchimento do formulário e pagamento da taxa de participação a partir de R$50 por pessoa. Para as mesas livres não há inscrição ou taxa de pagamento.
Dúvidas e inscrições deverão ser realizadas pelo email: erick.amramos@gmail.com.
Para Erick Ramos, organizador do festival, a iniciativa aumenta a visibilidade do jogo de xadrez e incentiva a prática da modalidade. “Trazer uma competição grande como esta para a cidade de Taubaté, município tão tradicional no esporte, é muito gratificante, toda a comunidade local e região está muito contente em sediar um evento desta magnitude. Taubaté já formou Campeões nacionais de categoria escolar e diversos destes tiveram experiência internacional ao participar de panamericanos e mundiais de xadrez. O xadrez é muito presente por aqui”, comenta Erick.