Ações em eletromobilidade são apresentadas em Salvador
Foto: Claudio Vieira/PMSJC
As ações em eletromobilidade com foco no transporte público, coordenadas pela Prefeitura de São José dos Campos, foram apresentadas nesta quinta-feira (16) em Salvador, na Bahia, em um workshop sobre meios de transporte movidos a energia elétrica.
No evento, um representante da Prefeitura apresentou o projeto da Linha Verde, corredor sustentável que está em construção no município, e que terá em seu trajeto a circulação dos VLP’s (Veículos Leves sobre Pneus) articulados e 100% elétricos.
Ao todo, a Prefeitura comprou 12 VLP’s, que serão entregues ainda neste ano pela BYD, empresa que venceu a licitação para a produção dos veículos. Com design moderno e arrojado, o modelo da carroceria é dedicado a chassis articulados com propulsão 100% elétrica, com zero emissão de gases nocivos, sendo mais econômicos, com menor custo de manutenção e ótimo desempenho.
Os veículos irão compor a frota do novo modelo de transporte público de São José dos Campos, previsto para entrar em operação no próximo ano e que também tem sido referência para a construção de novos sistemas em diversas cidades do país e divulgado em outros países.
O futuro modelo de concessão é inovador justamente por separar a operação, tecnologia e o financeiro. O objetivo com essa divisão é ter empresas especializadas em cada uma das áreas e elevar a qualidade e modernização do serviço.
Sustentabilidade
A Prefeitura também incentiva o uso e geração de energia renovável. Por isso, o município terá a construção de uma usina solar fotovoltaica que vai abastecer cerca de 30% da energia consumida pelos prédios públicos da cidade, além de ser a responsável pelo carregamento dos VLP’s da Linha Verde.
Essa nova matriz energética ainda irá gerar economia aos cofres públicos. A estimativa da Prefeitura é que com a implantação da usina seja gerada uma economia de cerca de 25% nas contas de energia.
Desde 2017, a Prefeitura de São José dos Campos começou a colocar em prática soluções ambientais inovadoras em todas as áreas. Além da Linha Verde e VLP’s, a cidade possui uma frota 100% elétrica da Guarda Municipal e iluminação pública com luminárias de LED – o que reduziu a conta de energia em mais de 40%.