Sem categoria

Acelera Taubaté completa dois anos


O programa Acelera Taubaté completa em dezembro de 2019 dois anos de implantação com 160 quilômetros de vias recapeadas em 375 ruas e avenidas, ampliação e modernização de sistemas viários, obras de drenagem concluídas em diversos pontos da cidade e a execução de parques lineares.
O financiamento internacional no valor de US$ 60 milhões foi assinado em Brasília no dia 1º de dezembro de 2017 e as primeiras ordens de serviço foram emitidas no mesmo mês.
O contrato prevê a melhoria das condições de acesso ao transporte público e ao fluxo do tráfego urbano, por meio de infraestrutura viária, mobilidade urbana, segurança pública e conservação de áreas verdes.
Entre as obras de mobilidade urbana em andamento, destaque para o novo viaduto da Independência, cujo lançamento das vigas sobre a Via Dutra está previsto para ocorrer até a segunda quinzena de janeiro de 2020. São 10 vigas com 30 metros de comprimento e de 20 vigas com 15 metros de comprimento. As vigas são de concreto armado e protendido, que usa uma estrutura de cabos de aço ancorados e tracionados, o que aumenta sua resistência. A execução da fundação e dos pilares também já está concluída.
A prefeitura mantém contato com a Polícia Rodoviária Federal e com a concessionária NovaDutra para o planejamento da operação, que deve ocorrer no período noturno para menor impacto ao tráfego local e da rodovia.
As obras na avenida Dom Pedro seguem em andamento, com a aplicação da massa asfáltica no primeiro trecho requalificado. A SP-62 também recebe a primeira camada de asfalto entre a avenida Haroldo Mattos e a estrada municipal Pref. Guido Mine, além da instalação dos postes que vão receber a iluminação de led.
Os sistemas viários do Quiririm e do Barreiro contam com a restauração do pavimento, calçadas, implantação de ciclofaixas, adaptação de imóveis e abertura de novas vias.
A conclusão das obras de drenagem, a exemplo da bacia de contenção de enchentes do Parque Três Marias, já colaboram com a redução dos riscos de alagamento com as chuvas. Na bacia de contenção contra enchentes no Jardim Baronesa, segue em execução o trecho de galerias pré moldadas (3×2 metros).
Também em andamento, a construção dos parques lineares do Hércules Massom, São Luis e Campos Elíseos vai promover a melhoria da qualidade de vida destas comunidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *