Ação conjunta entre Cepatas e Polícia Ambiental resgata cão vítima de maus tratos no Residencial Andrade
Foto: Divulgação
A equipe do Cepatas/Defesa Animal juntamente com a Polícia Ambiental realizou o resgate de uma cachorrinha vítima de maus tratos no último sábado (11), em uma ocorrência realizada no Residencial Andrade. A tutora do animal foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil em Taubaté. A vítima é uma cadela de 12 anos que, após o resgate, recebeu os primeiros-socorros na Clínica Veterinária Vida Animal.
De acordo com a veterinária responsável pelo Cepatas, dra. Fernanda Mussi, o animalzinho está sob os cuidados do Cepatas e reagindo bem. O Centro de Proteção e Atendimento aos Animais (Cepatas) tem como prioridade a fiscalização e recolhimento de animais que sofrem maus-tratos em seus domicílios. É um trabalho que conta com o apoio da Defesa Civil, sempre presente na maior parte das ocorrências.
A Defesa Animal contabiliza 353 casos averiguados e solucionados desde sua criação, em 2020. Os munícipes podem fazer denúncias de maus tratos por meio do e-mail abrigodeanimais@pindamonhangaba.sp.gov.br ou pelo telefone da Polícia Ambiental (12) 3621-5598.
A Defesa Animal recebe denúncias de suposto maus-tratos atuando principalmente no ambiente familiar, através da reeducação e posse responsável. As ocorrências são monitoradas até que as melhorias sejam realizadas, através da orientação técnica e assistência. Em casos graves e flagrantes, a Defesa Animal encaminha o processo até as vias legais no qual será aplicada a Lei Sansão.