Sem categoria

A melhor Água de Coco do Vale

O coqueiro é considerado a árvore da vida, dada a grande gama de produtos e subprodutos que podem ser obtidos da planta.

O consumo da água de coco verde no Brasil é crescente e significativo. A demanda é suprida pelo comércio do fruto e, principalmente, pela extração e envasamento da água, o que envolve pequenas, médias e grandes empresas.

  • Nome popular da fruta: Coco (coco da baía).
  • Nome científico: Cocus nucifera L.
  • Origem: Ásia.

Do coqueiro podem-se aproveitar diversas partes, como o fruto, as folhas, a inflorescência, entre outros produtos e subprodutos. A casca do coco é usada na fabricação de cordas, tapetes, chapéus e encosto de veículos.

O óleo é largamente usado na indústria alimentícia como óleo de mesa e também na produção de margarina, glicerol, cosméticos, detergentes sintéticos, sabão, velas e fluidos para freio de avião.O consumo da água de coco verde no Brasil é crescente e significativo. A demanda é suprida pelo comércio do fruto e, principalmente, pela extração e envasamento da água, o que envolve pequenas, médias e grandes empresas.

As multinacionais de bebidas (refrigerantes), por exemplo, já visualizam o crescimento do mercado de bebidas naturais, em detrimento de refrigerantes e produtos artificiais.

O mercado de água de coco é quase totalmente suprido por plantas da variedade anã. Estima-se que apenas 15% do mercado de água de coco seja suprido pelos plantios de coqueiro gigante.

A água pode ser extraída do fruto e comercializada, também, na forma congelada, resfriada, esterilizada, concentrada e desidratada (bebida não diluída e não fermentada, submetida a um processo adequado de desidratação cujo teor de umidade seja igual ou inferior a 3%).

A casca de coco verde é um subproduto do consumo e da industrialização da água de coco e tem se tornado um problema ambiental nos grandes centros urbanos,seja depositada nos lixões ou às margens de estradas, praias, lotes vagos etc.É um material de difícil decomposição, levando mais de oito anos para se decompor. Portanto, a utilização da casca do coco verde processada, além da importância econômica e social, é também interessante do ponto de vista ambiental. Cerca de 80% a 85% do peso bruto do coco verde é considerado lixo.A fibra do coco maduro já é utilizada na agricultura e na indústria. Já a fibra da casca do coco verde tem baixo aproveitamento e pode se tornar matéria-prima importante na produção de vasos, placas, substratos (para a produção de mudas ou em cultivos sem o uso do solo) e outros produtos. Suas fibras são quase inertes e têm alta porosidade.A facilidade de produção, baixo custo e alta disponibilidade são outras vantagens adicionais apresentadas por este tipo de material. Para a obtenção da fibra e seu uso, a casca de coco passa por diversas operações, como corte, desfibramento, lavagem, trituração, secagem e, quando necessário, compostagem.

Ela vai bem no verão, outono, primavera e inverno. Não importa a estação.

A água de coco é fonte de sais mineiras e tem baixo teor de açúcar, sódio e gordura. Por isso, ela é uma ótima alternativa para hidratação, principalmente após a atividade física. No verão, uma pessoa pode perder até dois litros de água por dia na transpiração. Junto com o suor são eliminados potássio, sódio, magnésio e outros sais minerais. Tudo isso é encontrado na água de coco.Imagem relacionada

Uma boa notícia: água de coco natural e industrializada são iguais! Olhando os valores nutricionais, não faz diferença, nenhum nutriente é perdido no processo. Apenas o sabor muda por conta dos antioxidantes.

E não é só a água de coco que tem todos os benefícios – aproveite para comer a carninha! “Ela tem tanto os minerais, como proteína, e tem uma gordura boa, que aumenta a sensação de saciedade e diminui o colesterol, dá energia. Ela pode ser consumida por vários tipos de pessoas: atletas, quem quer manter baixa taxa de glicose, até diabéticos”, completa a nutricionista.

Coco fresco x coco seco
O coco seco (marrom) e o coco fresco (verde) são a mesma fruta. A diferença é o tempo de maturação de cada uma. Quando colhido com sete meses é o coco verde, que aproveitamos a água. O coco maduro fica até 10 meses no coqueiro. O coco marrom é o coco verde sem casca e mais maduro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *